PROGEP inicia convocação de servidores do Campus de Crateús para exames periódicos; servidores de Fortaleza ainda podem manifestar interesse

Data de publicação: 18 de maio de 2022. Categoria: Destaques, Notícias

Servidores docentes e técnico-administrativos lotados no Campus da UFC em Crateús começaram a ser convocados para participar dos exames periódicos. Direito do servidor público federal, os exames médicos periódicos são uma ação preventiva que busca estimular o cuidado com a saúde e a promoção do bem-estar. Todo o processo, que inclui avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem, é sem custos para o servidor.

A contar da data de convocação, que será feita via e-mail, os servidores terão um prazo de 30 dias para expressar se desejam ou não realizar o ciclo de exames deste ano. A avaliação clínica e os exames laboratoriais e de imagem serão feitos no próprio município onde o servidor é lotado, sem necessidade de deslocamento para Fortaleza.

CONFIRMAÇÃO – Para confirmar a participação, o servidor deve acessar o SIGEPE web, seguindo o passo a passo elaborado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Após a confirmação, basta encaminhar um e-mail para examesperiodicos@ufc.br, com o assunto “Agendamento de Exames – Servidor UFC”. A PROGEP fará a programação dos exames e encaminhará para o e-mail do servidor todas as informações necessárias.

O servidor que desejar também pode realizar exames periódicos com profissionais e clínicas de sua própria escolha, além dos que estão contratados pela UFC. Porém, nesses casos, os custos provenientes da execução dos exames caberão inteiramente ao servidor.

RESULTADOS – Feitos os exames, os servidores deverão entrar em contato pelo e-mail examesperiodicos@ufc.br  e solicitar  agendamento de consulta médica para a emissão do atestado de saúde ocupacional (ASO), que finaliza o procedimento.

RECUSA – O servidor que optar por não fazer os exames deverá assinar o termo de responsabilidade, conforme o artigo 12 do Decreto nº 6.856, de 25 de maio de 2009, e enviá-lo à DESMT da seguinte forma:

1 – iniciar o processo no SEI, do tipo “Pessoal: Exames Periódicos”;

2 – inserir e preencher o formulário “Pessoal: Termo de Recusa para Exames Periódicos”;

3 – assinar o processo no SEI e enviá-lo para a DESMT.

FORTALEZA – Servidores docentes e técnico-administrativos lotados nos campi de Fortaleza ainda podem manifestar interesse em participar dos exames periódicos. A lista dos possíveis locais de exame e as orientações para sua realização estão disponíveis no site da PROGEP.

Mais informações podem ser consultadas no site da PROGEP.

Fonte: Divisão de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT) – e-mail examesperiodicos@ufc.br