Plano de Desenvolvimento de Pessoas

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como objetivo proporcionar a excelência no desenvolvimento profissional dos servidores, considerando as necessidades e prioridades institucionais. É coordenado pela Divisão de Formação Profissional (DIFOP), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Carreira (CODEC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Anualmente, a DIFOP realiza consulta a servidores das unidades acadêmicas e administrativas da UFC, por meio do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento de Pessoas (LNDP). Com base nesse levantamento, a DIFOP elabora o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), previsto no Decreto n° 9.991/2019.

Eixos de atuação

Para buscar atender às demandas das unidades da UFC, a DIFOP oferta, com base no PDP, ações de capacitação e qualificação internas e viabiliza a participação dos servidores em ações de capacitação externas e em ações em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública, por meio do Programa ENAP em Rede.

Ressalta-se que o apoio e o incentivo dos Dirigentes das Unidades são fundamentais para efetivar a participação de todos os servidores sob sua gestão nas ações de desenvolvimento ofertadas, contribuindo assim para a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade.

A seguir, são apresentados os programas e as ações que compõem o Plano de Desenvolvimento de Pessoas dos servidores da Universidade Federal do Ceará.

• Programa de Ambientação aos Novos Servidores

O Programa de Ambientação aos Novos Servidores tem o objetivo de proporcionar uma visão abrangente da Universidade, por meio de uma ampla programação, que envolve a apresentação da estrutura da UFC, de informações sobre os direitos e deveres previstos na Lei 8.112/90, dos Planos de Carreiras e Cargos e de alguns dos Sistemas Institucionais (Sigepe, SouGov, SIGPRH e SEI). Além disso, os gestores de algumas unidades são convidados para apresentarem as principais atribuições dos seus setores.

Esse Programa é voltado para os servidores docentes e técnico-administrativos recém-ingressos e veteranos que ainda não participaram do evento. Ademais, ressalta-se que a participação dos servidores docentes nesse Programa é um dos requisitos para a aprovação no estágio probatório, conforme o inciso V do Art. 24 da Lei Nº 12.772/2012 e o inciso XIII do Art. 16 da Resolução n° 04/CEPE, de 29 de fevereiro de 2016.

As edições do Programa de Ambientação ocorrem periodicamente, sendo informadas aos servidores recém-ingressos mediante envio de e-mail institucional e divulgadas por meio dos canais de comunicação oficiais da PROGEP.

• Ações de Aperfeiçoamento Interno

As ações de aperfeiçoamento interno envolvem cursos de curta duração que visam promover o desenvolvimento dos servidores nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação pública. Apresentam carga horária inferior a 100 (cem horas) e têm formatos presenciais, semipresenciais e a distância.

Os servidores podem realizar inscrições nessas ações por meio do módulo SIGPRH do SI3.

Para que a inscrição seja validada, é necessária a homologação da chefia imediata, que também deve ser efetuada por meio do mencionado sistema.

1. 1. Passo a passo para a inscrição em uma ação de capacitação no sistema SIGPRH
  2. 2. Passo a passo para a homologação da chefia imediata de inscrição do servidor em ação de capacitação no sistema SIGPRH
  3. 3. Acesso ao módulo SIGPRH do SI3

• Ações de Aperfeiçoamento Externo

As ações de aperfeiçoamento externo envolvem a participação dos servidores em cursos, seminários e congressos promovidos por outras Instituições externas, devendo estar ligadas à atuação funcional do servidor na UFC.

Informações acerca da solicitação de pagamento de taxa de inscrição e de concessão de passagens e diárias a servidores para participação em ações voltadas ao desenvolvimento profissional podem ser acessadas no manual: https://progep.ufc.br/wp-content/uploads/2019/02/mapeamento-aperfeicoamento-externo.pdf

• Ações de Educação Formal

Entende-se por educação formal a formação escolar obtida nos níveis de ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu). Essas ações têm como objetivo aumentar a qualificação dos servidores a partir da elevação de suas titulações.

Atualmente, três programas integram as ações de educação formal ofertadas aos servidores da UFC:

1. 1. Especialização em Gestão Universitária (GUNI)
  2. 2. Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP)
  3. 3. Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC)

Informações acerca dos processos seletivos podem ser acessadas no sítio eletrônico de cada um dos Programas.

• Programa de Desenvolvimento de Gestores

O Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) é um programa de formação permanente dos gestores da UFC, que ocupam funções gratificadas (FGs) ou cargos de direção (CDs), assim como de servidores que possuem interesse em desenvolver competências na área de gestão universitária.

A PROGEP, em parceria com a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), oferta trilhas de aprendizagem, incluindo ciclos de palestras, nas diversas competências necessárias para formação permanente dos gestores lotados em unidades acadêmicas e administrativas da UFC.

Outras informações sobre o PDG podem ser acessadas no portal do Programa: https://desenvolvimentodegestores.ufc.br/