Servidores podem autorizar acesso à Declaração do Imposto de Renda até 31 de maio

Data de publicação: 27 de abril de 2022. Categoria: Destaques, Notícias

Servidores docentes e técnico-administrativos ativos, professores substitutos, professores visitantes, inclusive estrangeiros, e aqueles que possuem cargos em comissão na Universidade Federal do Ceará podem autorizar acesso à sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pelos órgãos de Controle da União até 31 de maio. O termo de autorização está disponível no aplicativo e na versão web do SouGov.br.

Veja o passo a passo.

A autorização terá validade por tempo indeterminado e pode ser revogada a qualquer momento pelo agente público, também por meio do SouGov.br. Os servidores que não autorizarem o acesso assumirão o dever de apresentar as declarações patrimoniais via sistema eletrônico administrado pela Controladoria-Geral da União (CGU) o e-Patri.

A medida atende ao disposto na Portaria SGP/SEDGG/ME nº 12.421, de 20 de outubro de 2021. Uma vez autorizados, os termos são enviados pelo Ministério da Economia ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à CGU.

JÁ AUTORIZOU?  O ministério orienta que os servidores que já realizaram anteriormente a autorização acessem novamente o aplicativo ou a versão web do SouGov.br e verifiquem se é necessário repetir o procedimento. Isso porque o termo de autorização foi atualizado e, se preciso, irá solicitar novamente a manifestação. Demais dúvidas podem ser esclarecidas na seção Perguntas Frequentes do site da PROGEP.

COMO FAZER – Entre no SouGov.br, no menu selecione a opção Cadastro > Meu Perfil > Meus Dados Funcionais e depois Autorização de Acesso Declaração IRPF, conforme o passo a passo.

Mais informações na Central de Relacionamento da PROGEP pelo WhatsApp (85) 3366 7395 (apenas mensagens); telefone (85) 3366 7579; e-mails servidorativo@progep.ufc.br e aposentadoepensionista@progep.ufc.br.

Fonte:  Divisão de Cadastros (DICAT) da Coordenadoria de Cadastro e Pagamento (COCPG) –  e-mail: dicat@progep.ufc.br