PROGEP lança Programa Estratégico de Equidade, Diversidade e Inclusão

Data de publicação: 14 de novembro de 2023. Categoria: Destaques, Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), anunciou durante os Encontros Universitários 2023 o lançamento do Programa Estratégico de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), uma iniciativa dedicada ao fomento de políticas inovadoras e práticas inclusivas para assegurar uma cultura organizacional igualitária e diversificada no ambiente de trabalho.

O programa, instituído através da Portaria nº 5808/PROGEP/UFC, de 08 de novembro de 2023, visa promover políticas e práticas que assegurem um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo para toda a comunidade universitária. A iniciativa será desenvolvida pela Coordenadoria de Legislação de Pessoal e Controle (COLEG), pertencente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão, criada em agosto de 2023 pelo Conselho Universitário (CONSUNI).

Foto colorida mostra a pró-reitora assinando documento

Assinatura da portaria aconteceu durante a palestra “Incluir para educar, educar para incluir”, do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania nos Encontros Universitários 2023

De acordo com a diretora da divisão, Luzimar Araújo, a intenção é não apenas criar políticas inclusivas, mas também estabelecer um ambiente propício ao diálogo e à colaboração entre diferentes setores da UFC. “O objetivo é impulsionar uma cultura organizacional que valorize a diversidade e promova a igualdade, tornando a universidade um local mais acolhedor e representativo para todos os seus membros”, destaca.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa, o lançamento do Programa Estratégico de Equidade, Diversidade e Inclusão marca um compromisso renovado da UFC com a promoção de um ambiente acadêmico mais justo, inclusivo e diversificado, reforçando o papel da instituição como um espaço que valoriza a pluralidade e o respeito mútuo.

Fonte: Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão; E-mail: dlnp@progep.ufc.br.