PROGEP lança material sobre aleitamento materno e desafios trazidos pela pandemia

Data de publicação: 19 de agosto de 2020. Categoria: Notícias

Em alusão à campanha Agosto Dourado, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) lançou a cartilha digital Aleitamento materno durante a pandemia de covid-19, trazendo orientações voltadas à saúde do bebê e da lactante e recomendações para a prevenção de doenças.

O material foi elaborado pela Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), ligada à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT), e faz parte do projeto Mais Saúde da Mulher. Para a diretora da divisão, Ernny  Côelho, em contextos de normalidade, ações de estímulo ao aleitamento materno já são importantes e, no contexto da pandemia, se tornam ainda mais relevantes. “Quase metade do corpo de servidores da Universidade Federal do Ceará é composto por mulheres. Muitas estão vivenciando a experiência da maternidade e da lactação ou acompanhando esse processo com filhas e outras familiares. Por isso, dúvidas podem surgir diante do risco de contaminação em ocasiões que envolvam contato físico direto entre pessoas”, explica.

Ela ressalta que a amamentação traz diversos ganhos para a saúde dos bebês e das mães. “Convidamos toda a comunidade de servidores e servidoras da UFC a acessarem a cartilha digital para saber mais a respeito da importância da amamentação e das recomendações para a prevenção de doenças e a preservação da saúde de mães e bebês no estágio do aleitamento”, pontua.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial – e-mail: diaps.progep@ufc.br