Pesquisa busca conhecer e valorizar percepção dos servidores da UFC sobre seu ambiente de trabalho

Data de publicação: 24 de maio de 2023. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará aplicará, de 1º a 16 de junho, Pesquisa de Clima Organizacional direcionada a todos os servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição. A participação é voluntária e anônima. Os interessados podem responder ao questionário via sistema SI3 (uma tela aparecerá automaticamente durante o acesso ao SIGAA e SIGPRH). Todo o processo de resposta à pesquisa leva, em média, 10 minutos.

A aplicação da pesquisa de clima é uma ferramenta para tomada de decisões, permitindo a análise das necessidades dos indivíduos que atuam na instituição com base em dados. “É importante que consigamos uma boa quantidade de respondentes para termos informações mais precisas sobre a perspectiva dos servidores. A intenção é ter um embasamento para melhorar a experiência de todos, promovendo uma maior qualidade de vida e satisfação com o trabalho”, destaca a Thalita Damasceno, presidente da Comissão de Clima Organizacional, instituída com o propósito de acompanhar todo o processo.

Card com as informações: Pesquisa de Clima Organizacional. De 1º a 16 de junho pelo SIGAA/SIGPRH.
Além do fortalecimento de uma cultura de avaliação e abertura de espaços de diálogo com os servidores, a iniciativa atende a práticas de governança corporativa e está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC.

Duas pesquisas de clima já foram aplicadas na Universidade, em 2018 e 2020 (confira os resultados obtidos). Na ocasião, apenas alguns servidores foram selecionados aleatoriamente para responder ao instrumento.

Neste ano, a UFC escolheu abrir a pesquisa para todos os docentes e técnico-administrativos, utilizando um questionário adaptado para a realidade de uma instituição federal de ensino superior. A pesquisa está composta por 40 afirmativas, divididas em quatro dimensões temáticas: Gestão; Relacionamento Interpessoal e Ambiente de Trabalho; Desenvolvimento de Servidores; e Pertencimento e Valorização dos Servidores.

RESULTADOS Os dados coletados serão analisados pela comissão, que elaborará um relatório com sugestões de ações a serem adotadas a fim de melhorar o clima organizacional na UFC. De acordo com o cronograma proposto, os resultados devem ser publicizados a toda a comunidade acadêmica até o dia 10 de agosto

Clique aqui para saber mais sobre a Pesquisa de Clima Organizacional 2023.

Fonte: Assessoria de Gestão de Pessoas (AGEP) – fone: (85) 3366 7397 / e-mail: assessoria@progep.ufc.br.