UFC apresenta Programa de Gestão por Competências para gestores da Universidade Federal de Mato Grosso

Data de publicação: 8 de março de 2022. Categoria: Destaques, Notícias

O exemplo da Universidade Federal do Ceará na implementação do Programa de Gestão por Competências foi compartilhado, na manhã desta terça-feira (8), com representantes da administração superior da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)em reunião on-line.

O encontro contou com a participação do reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares, da vice-reitora Rosaline Rocha Lunardi, além de pró-reitores, secretários e representantes dos campi do Interior da instituição. “Agradeço à UFC, que está na vanguarda desse tema entre as universidades, por essa oportunidade. Que a partir dessa palestra possamos definir outras parcerias institucionais”, disse o Prof. Evandro Soares.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, também manifestou satisfação pela possibilidade de estabelecimento de futuras colaborações, especialmente na área de gestão por competências. “Esse é um projeto que precisa ser compartilhado com o objetivo de dar eficiência aos nossos serviços. Por isso, precisamos de um bom sistema, uma boa metodologia e, sobretudo, do envolvimento da nossa comunidade”, defendeu o gestor.

APRESENTAÇÃO  –   Em uma palestra que contemplou o histórico da discussão sobre competências no serviço público, a diretora da Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Denise Landim, compartilhou o desenvolvimento do Programa de Gestão por Competências na UFC.

A diretora também pontuou os principais objetivos da iniciativa, que envolvem, entre outros, o desenvolvimento contínuo dos servidores baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo; a promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores; o mapeamento de perfis profissionais; a identificação de talentos; a contribuição com a otimização de recursos estruturais e financeiros; e o fortalecimento da identidade estratégica institucional.

Para Denise Landim, “o apoio da alta gestão é muito importante para a implementação da gestão por competências, pois é um processo a longo prazo, uma vez que representa uma mudança de cultura na Universidade, em diferentes processos, como avaliação e desenvolvimento de seus servidores”.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado, e a coordenadora de Desenvolvimento e Carreira da PROGEP, Luzimar Araújo de Oliveira.

SAIBA MAIS – O Programa de Gestão por Competências da UFC é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Além de atender à legislação vigente, a adoção do modelo na UFC tem caráter pioneiro.

A gestão por competências chegará a todas as unidades da UFC e sua implantação será amplamente divulgada entre a comunidade universitária. Acesse desenvolva.ufc.br para conhecer mais sobre a iniciativa.

Fonte: Divisão de Gestão por Competências (DIGEC)e-mail: digec@ufc.br