Sistema Desenvolva terá aplicação-piloto na Pró-Reitoria de Extensão a partir de terça-feira (8)

Data de publicação: 2 de junho de 2021. Categoria: Notícias

Desenvolvimento contínuo de pessoas baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo, otimização da movimentação de pessoal e promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores observando perfis profissionais que auxiliarão aos variados processos sucessórios de gestores. Esses são apenas alguns dos benefícios que serão alcançados com a implantação do programa de Gestão por Competências na Universidade Federal do Ceará, cujo primeiro passo será dado por meio da aplicação-piloto do sistema Desenvolva, que ocorrerá na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), a partir desta terça-feira (8).

Imagem: Mostra a página inicial do site Desenvolva.ufc.br, na qual aparecem dois bonecos segurando partes de um sistema em construção

Criado pelo Núcleo de Práticas em Informática (NPI) do Campus da UFC em Quixadá, o Desenvolva possibilitará a inserção do programa de Gestão por Competências através de uma metodologia adotada e amplamente testada pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), considerando as especificidades do serviço público e das instituições de ensino superior. A diretora da DIGEC, Denise Landim, explica que essa aplicação possibilitará testar qualquer inconsistência e fazer as devidas adequações do sistema.”É a primeira vez que estamos levando o programa para fora da PROGEP. O aprendizado gerado com esse teste vai ser essencial para continuarmos com o nosso objetivo de instituir a gestão por competências em toda a UFC”, comenta.

Durante o piloto, os servidores da PREX irão encontrar os quatro módulos já desenvolvidos do sistema: Perfil, Mapeamento, Diagnóstico e Desempenho. A intenção é que, ao fim da aplicação, os servidores tenham cadastrado seus perfis no sistema institucional, colaborado para a criação de um instrumento de avaliação de competências completamente customizado à sua unidade, feito uma autoavaliação, avaliação do gestor imediato e da equipe e recebido uma visão geral do seu desempenho.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Machado, explica que a colaboração de todos os servidores da PREX está sendo essencial nesse primeiro momento do Programa de Gestão por Competências. Após a aplicação do piloto, a PROGEP fará uma análise de todo o processo de testes, já vislumbrando as próximas aplicações na UFC. “Esse momento está sendo muito importante, pois acreditamos que a implantação da gestão por competências na UFC só terá sucesso por meio da construção coletiva. Os resultados do teste nos ajudarão a trabalhar na normatização de todo o programa, de modo a garantir que essa iniciativa traga benefícios reais para todos os servidores e também para a Instituição”, ressalta.

SAIBA MAIS – O Programa de Gestão por Competências da UFC é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Além de atender à legislação vigente, a adoção do modelo na UFC tem caráter pioneiro.

A gestão por competências chegará a todas as unidades da UFC e sua implantação será amplamente divulgada para a comunidade universitária.

Acesse desenvolva.ufc.br para conhecer mais sobre a iniciativa.

Fonte: Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) – e-mail: digec@ufc.br