Sistema Desenvolva é apresentado em reunião no Gabinete do Reitor

Data de publicação: 12 de maio de 2021. Categoria: Notícias

Imagem: Fotografia mostra a videoconferência em que ocorreu a reunião. São três telas. A tela de cima mostra uma imagem do Sistema Desenvolva. As duas telas de baixo mostram as equipes de servidores que participaram do encontro.Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (12), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) para apresentação do Sistema Desenvolva, que está sendo produzido pelo Núcleo de Práticas em Informática (NPI) do Campus de Quixadá e será utilizado para a implantação do Programa de Gestão de Competências na UFC.

Estiveram presentes ao encontro o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Machado, a pró-reitora adjunta, Telma Araújo, a coordenadora de Desenvolvimento e Capacitação, Luzimar Araújo de Oliveira, a diretora da Divisão de Gestão por Competências, Denise Landim, o superintendente de Tecnologia da Informação, Edgar Marçal, a diretora do Campus da UFC em Quixadá, Andreia Libório Sampaio e os servidores do NPI, Thalita Moura e Jerry Sá.

SAIBA MAIS – A gestão por competências é um modelo inovador e estratégico que formaliza o permanente desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais das pessoas, visando ao alcance dos objetivos institucionais. Entre os benefícios do programa, destacam-se: o desenvolvimento contínuo de pessoas baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo; a integração de vários processos de gestão de pessoas, o que possibilita à Instituição o conhecimento do servidor, visando, entre outros objetivos, otimizar os processos de movimentação de pessoal; a promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores observando perfis profissionais que auxiliarão nos variados processos sucessórios de gestores; e o fomento à gestão da informação na Universidade.

Na UFC, esse modelo está sendo desenvolvido pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC), ligada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (CODEC) da PROGEP. A iniciativa tem caráter pioneiro, por ser a Instituição a primeira universidade no Brasil a utilizar a gestão por competência em todos os macroprocessos de gestão de pessoas.

Fonte: Assessoria Técnica PROGEP; e-mail: conexao@ufc.br.