Série Pioneiras: Ana Maria Primavesi

Data de publicação: 11 de maio de 2022. Categoria: Destaques, Notícias, Sem categoria

Texto de autoria do professor Antonio Gomes Souza Filho

A cientista brasileira Ana Maria Primavesi é considerada a mãe da Agroecologia. Annemarie Baronesa Conrad (nome de solteira) nasceu em 1920 na Áustria e cursou agronomia estimulada pelo amor à natureza. Ela era uma das poucas mulheres na faculdade e logo se firmou como investigadora da vida microscópica que habita os solos.

Ela viveu o terror do nazismo, as chagas da segunda guerra mundial e enfrentou todo tipo de perda; boa parte da família foi aniquilada pela guerra. O pai, mãe, marido e o filho caçula partiram para o mundo das saudades antes dela.

Foi mandada para a Polônia pelo governo nazista para trabalhar nos campos de refugiados e mais tarde foi presa como ato de segurança dos ingleses e passou a trabalhar no campo de concentração em Wolfsberg. Quando foi solta em 1946, casou-se com o diplomata Artur Barão Primavesi e o casal se mudou para o Brasil em 1948. Ana Primavesi fez carreira como professora da Universidade Federal de Santa Maria e publicou vários trabalhos e livros sobre a agroecologia que viraram referência no mundo inteiro. Enfrentou grande pressão advinda da lógica do predatória do capital na agricultura.

Ela construiu uma trajetória acadêmica defendendo, com base científica, uma relação harmônica entre o homem e meio ambiente, mostrando ser possível ter lavoura produtiva e livre de pragas com práticas de manejo simples, usando técnicas biológicas. “Sem a natureza não existimos mais, ela é a base da nossa vida. Lutar pela terra, lutar pelas plantas, lutar pela agricultura, porque se não vivermos dentro da agricultura, vamos acabar. Não tem vida que continue sem terra, sem agricultura”.

Ela era conhecida no mundo da agroecologia como Jatobá; essa árvore que carrega adjetivos que se aplicam bem a Ana Maria: nobre e rara!

A vida e obra dessa grande pioneira está disponível no site https://anamariaprimavesi.com.br/  e a sua biografia foi publicada no livro Ana Maria Primavesi Histórias de Vida e Agroecologia de autoria de Virgínia Mendonça Knabben.