Projeto Encontros inicia hoje publicação da série de textos “Pioneiras”: mulheres que mudaram o mundo!
Data da publicação: 30 de março de 2022 Categoria: Destaques, NotíciasO Projeto Encontros: arte, saúde e cidadania, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), socializa, a partir de hoje, reunião de textos sobre grandes feitos de mulheres em diversas áreas do conhecimento, nas ciências e nas artes. O material será publicado semanalmente no boletim Conexão e foi escrito pelo professor do Centro de Ciências da UFC, Antonio Gomes, em série que ele mesmo intitulou de “Pioneiras”.
O objetivo da iniciativa é relembrar as grandes contribuições femininas para a história da sociedade e para a pesquisa científica no Brasil e no mundo. A série recordará grandes mulheres, alguns de seus desafios e o impacto de suas contribuições na física, na matemática, nas engenharias, na medicina e nas ciências sociais e humanas.
“Historicamente, se tem negado o devido reconhecimento às contribuições das mulheres para a ciência; quando não, elas são completamente ignoradas. Felizmente, já se observam mudanças. Nos dias atuais, uma nova geração de cientistas mulheres vêm atuando de forma protagonista no avanço científico e tecnológico, e as sociedades científicas têm investido em políticas de gênero para aumentar a participação feminina na ciência, oferecer às mulheres condições de igualdade na prática científica e reconhecer seu papel na história. As histórias das pioneiras que iremos abordar nessa série de textos são simbólicas ao nos mostrar que a igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres é um tema que não pode ser esquecido e cuja prática beneficia toda a humanidade”, pontua o professor.
De acordo com a coordenadora do projeto Encontros, Richelly Barbosa, cada vez mais se faz necessário colocar em evidência tais legados e fazer emergir as vozes da luta feminina pela educação, pela inclusão e pelo reconhecimento social e científico. “É com imensa satisfação que compartilhamos com os nossos servidores tão belas narrativas, que certamente nos farão viajar por situações e pessoas marcantes da nossa vida social e da pesquisa científica”.
O primeiro texto da série fala sobre Millie Dresselhaus, a rainha do carbono e pioneira na promoção das mulheres na ciência e na engenharia. Confira aqui na íntegra o texto de autoria do professor Antonio Gomes.
Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP – e-mail: diaps.progep@ufc.br