Programa de Gestão por Competências é apresentado em reunião no Gabinete do Reitor

Data de publicação: 7 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (6), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) para apresentação do Programa de Gestão de Competências da UFC, ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição.

A gestão por competências é um modelo inovador e estratégico que formaliza o permanente desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais das pessoas, visando ao alcance dos objetivos institucionais. Na UFC, esse modelo está sendo desenvolvido pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC), ligada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (CODEC) da PROGEP.

Denise Vasconcelos Landim, diretora da DIGEC, explica que, além de atender à legislação vigente, a adoção do modelo na UFC tem caráter pioneiro, por ser a Instituição a primeira universidade no Brasil a utilizar a gestão por competência em todos os macroprocessos de gestão de pessoas.

A diretora ressalta que o modelo do programa a ser adotado na Universidade é “inovador, com uma metodologia exclusiva, que integra vários processos de gestão de pessoas. Isso faz com que ele seja mais complexo, mais robusto e mais efetivo, porque aplica a gestão por competências em diversas áreas”. Para o servidor, completa Denise, significa uma “possibilidade de aperfeiçoamento maior por trazer uma possibilidade de qualificação e desenvolvimento nas reais necessidades que ele tem e, para a Instituição, traz uma otimização dos recursos destinados à capacitação. Com certeza, todos saem ganhando, principalmente o servidor”.

O reitor Cândido Albuquerque enfatizou que o modelo está sendo aplicado em grandes instituições do País e que “é fundamental para melhorar o desempenho institucional da UFC”. Já o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado, destacou o “cunho estratégico do programa para a gestão de pessoas através da implementação do sistema Desenvolva, que vai auxiliar a administração superior a identificar competências técnicas e comportamentais de todos os servidores; definir o perfil de cada um deles e ainda auxiliar a gestão superior na tomada de decisão sobre capacitação e dimensionamento de pessoal, e apontar novos talentos no sentido de auxiliar no processo de sucessão de gestores na UFC”.

Também estiveram presentes à reunião Telma Araújo, pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas; Luzimar Araújo de Oliveira, coordenadora da CODEC; Ioneiry Lima, servidora da DIGEC; Cristina Brito, assessora técnica da PROGEP; Thalita Moura e Jerry Sá, servidores do Núcleo de Práticas em Informática (NPI), do Campus de Quixadá.

SAIBA MAIS – A implantação do Programa de Gestão de Competências na UFC será realizada através do sistema Desenvolva, criado pelo Núcleo de Práticas em Informática.

A Gestão por Competências chegará a unidades administrativas e acadêmicas da UFC, alcançando servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Instituição. Entre os benefícios do programa, destacam-se: o desenvolvimento contínuo de pessoas baseado em um diagnóstico de competências preciso e participativo; a integração de vários processos de gestão de pessoas, o que possibilita à Instituição o conhecimento do servidor, visando, entre outros objetivos, otimizar os processos de movimentação de pessoal; a promoção do reconhecimento do trabalho dos servidores observando perfis profissionais que auxiliarão nos variados processos sucessórios de gestores; e o fomento à gestão da informação na Universidade.

Fonte: Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) – e-mail: digec@ufc.br