PROGEP realiza nova convocação de servidores para exames periódicos em agosto
Data da publicação: 26 de julho de 2023 Categoria: Destaques, NotíciasA Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) informa que, a partir de agosto, será realizada nova convocação de servidores para o Programa de Exames Médicos Periódicos. Docentes e servidores técnico-administrativos lotados em todos os campi da UFC podem participar a qualquer tempo, durante todo o segundo semestre de 2023. A ação busca estimular, de forma preventiva, o cuidado com a saúde e a promoção do bem-estar, além de ser um direito do servidor público federal.
Todos os servidores recebem anualmente suas convocações para participação via e-mail e SouGov.br, devendo manifestar o interesse ou não em participar da ação pelo próprio sistema. É possível verificar o status de sua convocação por meio do SouGov.br no campo Minha Saúde.
Os exames médicos periódicos são oferecidos de forma gratuita e incluem a realização de exames laboratoriais e de imagem, consultas com especialistas (ginecologista e oftalmologista), além da consulta ocupacional com médico da UFC para a emissão do atestado de saúde ocupacional (ASO).
Caso o servidor tenha interesse em participar dos Exames Médicos Periódicos, basta acessar o SouGov.br e confirmar seu interesse, devendo seguir procedimento para realização, conforme o passo a passo.
Caso o servidor não tenha interesse em participar dos Exames Médicos Periódicos, deve acessar o SouGov.br e confirmar a recusa, devendo seguir o procedimento de recusa.
QUAIS SÃO OS EXAMES E ONDE FAZER – Os tipos de exames e consultas com especialistas são predefinidos para cada servidor seguindo os critérios epidemiológicos, de acordo com a idade e o sexo.
A lista de exames laboratoriais de imagem e as consultas com especialistas, bem como os locais de execução dos serviços e orientações pertinentes para sua realização, estão disponíveis no site da PROGEP.
O servidor poderá optar por realizar os exames laboratoriais, de imagem e as consultas com especialistas (ginecologista e oftalmologista) em clínicas de sua própria escolha. Porém, nesses casos, os custos provenientes da execução dos exames caberão inteiramente a ele.
Os servidores do Interior que participarem da ação farão os exames e a consulta em Fortaleza. A realização dos exames periódicos deve ser no horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação de horários por parte dos servidores.
Fonte: Divisão de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT) – e-mail: examesperiodicos@ufc.br / fone: (85) 3366 7393.