Português

PROGEP realiza lives sobre promoção à saúde em tempos de pandemia; primeira transmissão será nesta sexta-feira (26)

24 de junho de 2020

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), promoverá duas lives que visam pautar meios de prevenção e promoção à saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Os eventos, voltados para toda a comunidade universitária, serão transmitidos na página do Conexão no Facebook.

O primeiro encontro será facilitado pelo professor do Departamento de Fisioterapia da UFC Bernardo Diniz Coutinho, nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, sobre o tema “Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) na promoção da saúde em tempos de pandemia”. Para discutir, no dia 3 de julho, às 19h, “O atual contexto da pandemia e as medidas de prevenção”,  o convidado é o professor titular da Faculdade de Medicina da UFC Ivo Castelo Branco.

Interessados podem enviar perguntas para os dois facilitadores antecipadamente por meio do e-mail diaps.progep@ufc.br. A iniciativa faz parte do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho.

SOBRE OS PALESTRANTES Bernardo Diniz Coutinho é professor do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF/FIOCRUZ. Tem aprimoramento profissional em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e especialização em Acupuntura. É coordenador do projeto de extensão Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (GAIPA) da UFC. Atua na área de fisioterapia e saúde coletiva, com ênfase em atenção primária às condições musculoesqueléticas, terapias complementares para dor e incapacidade, acupuntura e medicina tradicional chinesa. 

Ivo Castelo Branco é professor titular e coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC, chefe do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Hospital Universitário Walter Cantídio, pesquisador principal da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), do Instituto Butantan e da Organização Mundial da Saúde. É também presidente da Sociedade Cearense de Medicina Tropical e da Sociedade Cearense de Doenças Sexualmente Transmissíveis, professor de pós-graduação em Patologia da UFC e professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em pesquisa clínica, vacinas e epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis, HIV/aids, leishmanioses, doença de Chagas. 

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP – e-mail: diaps.progep@ufc.br