PROGEP realiza ação de promoção em saúde mental e autocuidado com servidores da unidade

Data de publicação: 27 de setembro de 2021. Categoria: Destaques, Notícias

Em março de 2020, devido à adoção de medidas de isolamento em decorrência da pandemia de covid-19, se fez necessária a aplicação de um modelo de trabalho remoto em todo o mundo, inclusive na Universidade Federal do Ceará. Ciente do peso emocional ocasionado por essa alteração repentina nas vidas de seus servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com o Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da UFC, observou a necessidade de promover uma série de ações voltadas ao cuidado em saúde mental da própria equipe.

Desse modo, foi realizada, em julho deste ano, uma pesquisa interna, visando fazer uma avaliação do contexto de trabalho remoto e da saúde mental dos gestores que atuam na PROGEP. Os resultados apontaram dificuldades na adaptação às novas formas de organização do trabalho adotadas durante a pandemia.

Diante disso, a PROGEP agiu, promovendo no mês de agosto uma roda de conversa com seus gestores mediada pelo LAPPSIE. De acordo com a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, foi o momento de trabalhar coletivamente para mitigar alguns dos obstáculos encontrados. “Enfrentamos juntos um período muito complicado. Fomos e somos muito resilientes. Mas, cuidar do outro, cuidar das pessoas, também ocasiona um agravo mental para o cuidador e é sobre isso que precisamos dialogar para, também juntos, procurar soluções”, pontua.

A conversa já gerou uma nova ação proposta pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT), na qual será promovida, no próximo dia 6, uma visita ao Projeto 4 Varas para a realização de atividades voltadas ao autocuidado e promoção da saúde mental. A coordenadora da COQVT, Ana Paula Oliveira, explica que a iniciativa tem por objetivo promover uma manhã de cuidados com a saúde mental, através de terapias comunitárias e integrativas (TCI), como  massoterapia, ioga, ventosaterapia e cuidados holísticos.

Para o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Machado, é prioridade da gestão cuidar da própria equipe. “Nossa equipe tem uma quantidade muito grande de trabalho e de entrega. Para que as atividades no âmbito da gestão de pessoas possam ter a qualidade e a eficiência que temos hoje, às vezes, é preciso parar um pouco para cuidarmos uns dos outros e continuarmos prestando esses serviços de excelência”, destaca.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; e-mail progep@ufc.br