PROGEP promove palestra on-line sobre mulheres, saúde mental e trabalho no contexto de pandemia

Data de publicação: 24 de fevereiro de 2021. Categoria: Notícias

Imagem: arte de divulgação que informa o nome da palestra e o nome das palestrantes.A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), promove, no dia 10 de março, a palestra  “Mulheres, saúde mental e trabalho no contexto de pandemia”, como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento, em formato remoto, é gratuito e aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo canal Conexão UFC no Youtube, a partir das 9h30min. Interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Participam da transmissão as professoras Helen Paola Vieira Bueno, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Shirley Macêdo Vieira de Melo, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A conversa refletirá sobre os desafios postos às mulheres no cenário do trabalho remunerado em tempos de trabalho remoto, confinamento social, alterações no espaço doméstico e múltiplas jornadas, enfocando sobre como essa realidade tem refletido na saúde mental das mulheres na atualidade.

SOBRE AS PALESTRANTES – Helen Paola Vieira Bueno é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem experiência nas áreas de Psicologia Organizacional, Saúde Mental do Trabalhador e Escolar. Pesquisa as seguintes temáticas: psicossociologia do trabalho, estresse ocupacional, síndrome de burnout, hardiness, resiliência, qualidade de vida, satisfação no trabalho, fatores de riscos psicossociais, saúde psíquica, transtornos mentais comuns, relações trabalho-família e as relações humanas no trabalho. É ainda integrante do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq “Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador”.

Shirley Macêdo Vieira de Melo é professora associada da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NuCEU). Docente lotada no Colegiado de Psicologia e colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, é doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2012) e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP (1998). Tem experiência nas áreas de Gestão de Pessoas, Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase em consultoria, diagnóstico institucional, clínica do trabalho, psicoterapia e pesquisa. Atua como Orientadora de Estágios em clínica humanista-fenomenológica do trabalho, e pesquisa, principalmente, os seguintes temas: saúde mental e trabalho, clínica do trabalho, cultura organizacional, poder nas organizações, identidade e processos psicossociais no trabalho e nas organizações, e psicologia institucional.

SAIBA MAIS – A ação integra o Projeto Mais Saúde da Mulher, do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho da UFC, em consonância com o eixo de vigilância e promoção à saúde da Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal (PASS).

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP  – e-mail: diaps.progep@ufc.br