PROGEP promove conscientização sobre saúde mental no Janeiro Branco

Data de publicação: 10 de janeiro de 2024. Categoria: Destaques, Notícias

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em alusão ao movimento Janeiro Branco, estará promovendo a palestra “Desmistificação da Saúde Mental e estratégias do cuidado” no dia 30 de janeiro, a partir das 9h30, no auditório da PRAE (Paulino Nogueira, 315 – Bloco 3 – Benfica). A ação, aberta a toda a comunidade universitária, será conduzidas por psicólogos, em parceria com o Hospital Instituto Volta Vida.

Além da palestra, a pró-reitoria também está divulgando Cartilha sobre Burnout com o intuito de promover reflexões e conscientização sobre a saúde mental entre os servidores da instituição. O material, produzido pela Divisão de Apoio Psicossocial da Coordenadoria de Qualidade de Vida (DIAPS/COQVT), oferece informações sobre os fatores que podem influenciar o surgimento dessa condição, bem como estratégias eficazes de prevenção e enfrentamento.

De acordo com a enfermeira do trabalho, Dalila Peres, a iniciativa destaca o compromisso da instituição em apoiar a saúde mental de seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. “Esperamos que a ampla divulgação do material ajude a inspirar novas atitudes e reduzir estigmas relacionados ao diálogo sobre saúde mental ao longo de 2024”, explica.

A cartilha está disponível para acesso online aqui.

JANEIRO BRANCO – Realizada ao longo deste mês, a campanha busca promover reflexões e debates sobre questões relacionadas ao bem-estar psicológico, estimulando a busca por uma vida mais equilibrada e saudável emocionalmente. A intenção é incentivar ações que promovam o autocuidado e a busca por ajuda profissional quando necessário.

SAÚDE DO SERVIDORA PROGEP disponibiliza atendimento psicológico gratuito voltado para seus servidores das seguintes formas:

– servidores que estão de licença para tratamento de saúde ou se encontram em situações de risco para o adoecimento mental: podem procurar a Divisão de Perícia em Saúde (DIPES) pelo e-mail psicologia.cpase@ufc.br.

– atendimento psicológico organizacional: podem procurar a Divisão de Apoio Psicossocial – DIAPS pelo e-mail diaps.progep@ufc.br ou pelo formulário online.

Fonte: Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho – COQVT; e-mail coqvt.progep@ufc.br.