PROGEP lança, no dia do idoso, a cartilha “Ageísmo”

Data de publicação: 1 de outubro de 2020. Categoria: Notícias

Hoje, 1º de outubro, comemora-se o dia do idoso. E para homenagear e valorizar esse público tão especial, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS) lançou a cartilha “Ageísmo”.

O objetivo desse material é ser uma ferramenta educativa que visa conscientizar e contribuir para combater o preconceito e a criação de estereótipos em relação aos idosos. A iniciativa faz parte do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho.

Deuciângela Carvalho, servidora da DIAPS, destaca que “o envelhecimento populacional é uma realidade, tornando relevante o conhecimento das expectativas e necessidades do idoso para que possamos fortalecer e promover uma longevidade digna, sustentável e com qualidade de vida. É urgente nos sensibilizarmos em busca da efetivação desses direitos, colaborar para que o idoso exerça papel ativo na sociedade e seja tratado com respeito, dignidade e sobretudo com autonomia.”

Nesse contexto, lembramos que este ano também estamos comemorando os 17 anos do Estatuto do Idoso, instrumento que representa grande avanço da legislação brasileira em prol dos direitos fundamentais deste segmento.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP – e-mail: diaps.progep@ufc.br