PROGEP elabora protocolo de retomada segura ao trabalho, com orientações a servidores e colaboradores

Data de publicação: 9 de setembro de 2020. Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará elaborou um protocolo de retomada segura para orientar servidores e colaboradores quanto ao retorno ao trabalho presencial, quando este for autorizado. O documento leva em consideração o Plano de Retomada elaborado pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e também decretos sanitários.

O protocolo aponta, entre as medidas a serem adotadas, novos procedimentos de limpeza e desinfecção, substituição de reuniões presenciais por videoconferências, uso preferencial de escadas, não compartilhamento de materiais de escritório, como o telefone fixo.

O documento ressalta que a retomada das atividades administrativas na UFC ocorrerá de forma gradual, levando em consideração as especificidades de cada unidade da Universidade.

Veja a íntegra do protocolo.

Além dos cuidados já reforçados, como a lavagem frequente das mãos, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, também é recomendado o distanciamento mínimo de 1 metro entre pessoas, com reorganização dos layouts das salas e preferência pela ventilação natural dos ambientes. Para os setores onde não é possível o distanciamento, a orientação é que as chefias promovam revezamento.

Outra recomendação é a verificação da temperatura corporal de todos os trabalhadores antes do acesso ao local de trabalho. Em caso de temperatura superior a 37,5ºC, o acesso deve ser recusado, devendo a pessoa procurar serviço de saúde para investigação da enfermidade.

liberação para teletrabalho continua sendo indicada para os trabalhadores nas seguintes condições: com sessenta anos ou mais; imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves; responsáveis pelo cuidado de alguém com suspeita ou confirmação de infecção por covid-19, em caso de coabitação; gestantes ou lactantes; e que apresentam sintomas gripais.

O protocolo traz ainda as orientações necessárias àqueles que precisem acessar o sistema de saúde e se afastar novamente do trabalho em caso de apresentação de sintomas.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – e-mail: secretaria.progep@ufc.br