PROGEP elabora cronograma para implantação de funcionalidades do aplicativo SouGov.br

Data de publicação: 26 de maio de 2021. Categoria: Notícias

Com o lançamento oficial do aplicativo SouGov.br pelo Ministério da Economia, no último dia 4, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) informa que está trabalhando para adaptar os serviços já disponíveis na nova ferramenta aos fluxos de processos de gestão de pessoas existentes na Universidade Federal do Ceará. No momento, a unidade está estudando e testando as funcionalidades para elaborar um cronograma de implantação para toda a UFC.

A PROGEP explica que os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Universidade já podem utilizar o SouGov.br para consultas financeiras e cadastrais, consignações e prova de vida (recadastramento anual realizado por aposentados e pensionistas). A pró-reitoria, no entanto, reitera que, apesar de outras funcionalidades já estarem disponíveis pelo Governo Federal, elas ainda não estão sendo utilizadas pela UFC.

O assessor técnico da PROGEP Rafael de Freitas explica que, assim que as novas rotinas administrativas forem estabelecidas, será realizada ampla divulgação à comunidade universitária. “Como o sistema é novo, ainda temos algumas dúvidas quanto a alguns aspectos operacionais. Por isso, não é possível começar a usar na UFC uma funcionalidade no momento em que ela é liberada pelo ministério. Mas estamos trabalhando para que a implantação aconteça da melhor forma para os servidores”, pontua.

ACESSO AO SOUGOV.BR – O novo aplicativo foi lançado com o objetivo de padronizar e automatizar algumas das demandas realizadas manualmente pelos setores de pessoal dos órgãos da administração pública federal. A pretensão é, ao longo do ano, absorver todos os serviços das demais soluções de gestão de pessoas já lançadas. De acordo com comunicações enviadas pelo Ministério da Economia, o SIGEPE Mobile será desativado a partir de 3 de junho.

O usuário pode baixar o SouGov.br na loja de aplicativos do aparelho celular Android  ou IOS. Para acessá-lo, será necessária a criação de uma conta no gov.br. Com o cadastro feito, basta utilizar login e senha para ter acesso aos serviços.

Vídeo tutorial de acesso:

Perguntas e respostas: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/perguntas-e-respostas

Fonte: Assessoria Técnica da PROGEP – e-mail ata.progep@ufc.br