Novembro Azul: PROGEP faz alerta aos homens para cuidados especiais com a saúde
Data da publicação: 14 de novembro de 2024 Categoria: Destaques, NotíciasEm alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) concede orientações especiais de cuidados com a saúde aos homens.
De acordo com o Ministério da Saúde, os homens têm maiores riscos de mortes precoces, devido a acidentes e violências, e também a doenças graves e crônicas, como cardiovasculares e câncer de próstata e de pênis.
Entretanto, a procura dos homens pelos serviços de saúde é significativamente menor do que a das mulheres, além da adesão reduzida às propostas terapêuticas, à prevenção e à promoção da saúde, o que remete à importância de um olhar específico para este grupo.
A política de promoção e orientação voltada ao público masculino motiva a adoção de hábitos de vida saudáveis, assim como fortalece a mudança cultural de realização de consultas periódicas e exames simples, que podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.
Os fatores de risco de doenças e agravos à saúde mais prevalentes na população masculina são obesidade, sedentarismo, estresse, pressão arterial alta, tabagismo e uso de álcool e drogas.
Dicas
Recomenda-se que todos os homens busquem atendimento médico regularmente. Lembrando que a realização dos exames periódicos é uma excelente oportunidade para os servidores realizarem exames laboratoriais e consulta médica para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Além disso, as seguintes ações são importantes:
- Movimente-se: pratique atividade física diariamente, como corrida, caminhada, esportes diversos, etc;
- Adote uma alimentação saudável: reduza o sal, açúcar e gorduras saturadas;
- Fale sobre seus sentimentos e emoções, de forma individual ou em grupos de masculinidade, cuidado e saúde;
- Participe de atividades educativas sobre higiene correta dos genitais, uso de preservativos, autocuidado em saúde e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis;
- Evite o uso do tabaco e do álcool e outras drogas.
É de extrema relevância sensibilizar os homens para o autocuidado, e facilitar o acesso a serviços de saúde para o cuidado integral, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento, a fim de viabilizar a promoção da saúde integral da população masculina.
Fontes:
Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS/COQVT/PROGEP)
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Saúde de A a Z. Ministério da Saúde: Brasília, DF.