Nota da PROGEP: UFC esclarece sobre pedidos de cessão e requisição de servidores

Data de publicação: 18 de março de 2021. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará atravessa um dos momentos mais desafiadores de sua história. A missão de crescer e de exercer seu papel com excelência, mesmo em um contexto de adversidades, tem motivado uma série de medidas de governança na Instituição, no sentido de evitar prejuízos no ensino, na pesquisa e na extensão.

Uma das medidas está relacionada à frequente e crescente demanda por cessão e requisição de servidores da UFC para outros órgãos públicos, que tem impactado a gestão de pessoas na Universidade.

Diante do volume de cargos já disponibilizados, das restrições orçamentárias e das limitações para realização de concurso público na atual conjuntura, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC esclarece que novos pedidos de cessão serão negados, salvo em situações especiais – como transferências para cargos com status de secretário(a) (estaduais e municipais) e diretor(a) de órgãos estratégicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – ou que atendam aos interesses institucionais da Universidade.

No caso de requisições, a UFC faz um apelo à compreensão dos órgãos solicitantes, no momento em que não há mais condições de atendimento à integralidade dos pedidos formalizados à Instituição.

A UFC encontra-se em evolução, implantando e desenvolvendo novas estruturas, como o Parque Tecnológico, o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, o Campus de Itapajé, dentre outras unidades. Em decorrência disso, a PROGEP comunica que cessões, requisições e pedidos de licença por interesse particular atualmente vigentes estão sendo reavaliados, e os servidores cedidos estão sendo convocados a retornar a seus postos na Universidade.

O objetivo maior dessas medidas é garantir o cumprimento da missão institucional da UFC, permitindo seu crescimento e primando sempre pelo bom atendimento às demandas de toda a sociedade.

Marcus Vinícius Veras Machado
Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFC.