Grupo de pró-reitores se reúne para discutir gestão de pessoas em Brasília

Data de publicação: 3 de maio de 2022. Categoria: Destaques, Notícias

O Fórum Técnico de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS) da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (AFEBRAS) reuniu-se, nos dias 26 e 27 de abril, no auditório principal do prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para discutir tópicos relacionados a gestão de pessoas nas Instituições Federais de Ensino Superior. O grupo é formado por representantes de diversas universidades, e coordenado pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFC, Marcus Vinicius Veras Machado.

Entre as pautas discutidas durante a visita estiveram a melhoria do Índice de de Governança e Gestão Públicas (iGG) do Tribunal de Contas da União (TCU) das universidades e a apresentação, por representantes do INSS, das ações para a centralização de concessão e manutenção das aposentadorias e pensões. O PROPESSOAS também esteve na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para apresentação, por representantes da entidade, do programa ENAP em Rede e do processo seletivo de lideranças baseado em competências.

Durante o período de reunião, o grupo também aprovou o regimento interno do Fórum.

Imagem: Pró-reitores participantes do PROPESSOAS e o diretor do INSS em Brasília.

Pró-reitores participantes do PROPESSOAS e o diretor do INSS em Brasília.

1º Ciclo de Palestras – Os pró-reitores definiram ainda a organização do 1º Ciclo de Palestras PROPESSOAS a ser realizado ainda em 2022. Com o tema Gestão Universitária, o evento abordará as temáticas: Governança e Integridade, Marketing Institucional, Planejamento e Orçamento, Inovação e Gente e Governo Digital.

As palestras serão abertas ao público e serão entregues certificados de participação aos que completarem o ciclo. Mais informações sobre a iniciativa devem ser divulgadas em breve.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; e-mail: progep@ufc.br.