Equipe da PROGEP recebe reconhecimento em evento organizado pela ENAP e Ministério da Igualdade Racial em Brasília

Data de publicação: 28 de novembro de 2023. Categoria: Destaques, Notícias

Durante cinco dias, uma equipe composta por servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC analisou dados do governo federal em busca de soluções para desigualdades raciais no serviço público, durante um evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em colaboração com o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Entre várias equipes participantes, a iniciativa “Veredas: um Caminho para a Liderança que Respeita a Sua História”, proposta pela pró-reitoria, foi reconhecida como uma das vencedoras, recebendo um troféu de mérito e terá sua solução divulgada em uma publicação da ENAP.

A proposta concentrou-se na dificuldade de acesso de pessoas negras, especialmente mulheres, a posições de liderança dentro da universidade. Com base nos dados analisados, a solução idealizada envolve acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional desse grupo durante o estágio probatório e ao longo de suas carreiras. Isso seria feito por meio de um modelo de monitoramento invertido, no qual o servidor avalia as ações e iniciativas da universidade para cumprir metas de ações afirmativas.

Foto colorida mostra cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres em um fundo com uma parede roxa e laranja

Equipe composta por servidores da PROGEP. Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu – Enap

“Esta foi uma experiência muito enriquecedora e saímos com várias ideias e propostas para colaborar com o MIR na implantação de uma solução piloto na UFC. É uma ação que converge com dois pilares que estamos trabalhando nessa gestão: equidade, diversidade e inclusão, além da melhoria do relacionamento com o servidor. Cabe salientar que foram criadas na PROGEP unidades para trabalhar as duas temáticas, demonstrando que estamos em sincronia com as ações do Governo Federal“, explicou Bruno Matos, pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas e integrante da equipe.

SOBRE O EVENTO – O Datathon ocorreu de 20 a 24 de novembro em Brasília-DF. Cada equipe participante foi formada por pelo menos metade de pessoas que se autoidentificaram como negras (pretas ou pardas) e pelo menos metade de mulheres (cis ou transgênero).

A iniciativa usou desafios lançados como ferramentas de inovação aberta, onde a sociedade é convidada a contribuir com soluções. No Datathon, as soluções propostas poderiam envolver visões sobre políticas de gestão de pessoal, seleção, comunicação ou políticas sociais.

Fonte: Coordenadoria de Relacionamento e Experiência do Servidor (CORE) – email: conexao@ufc.br.