Português

Aberta ao público, Semana do Servidor UFC 2020 será realizada de 26 a 30 de outubro; veja a programação

14 de outubro de 2020

Imagem da logomarca da Semana do ServidorA Universidade Federal do Ceará vai promover, de 26 a 30 deste mês, a Semana do Servidor UFC 2020, evento alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. Organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) em parceria com várias unidades, a semana traz serviços e atividades abertas ao público, com o tema “Resiliência: compartilhando experiências e superando desafios”.

“O sentimento de ressignificação do trabalho e o engajamento dos servidores da UFC no período da pandemia inspiraram a escolha do tema. Acreditamos na capacidade de cada um de nós de recomeçar e superar as dificuldades para seguirmos alinhados e mais fortes”, comenta a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo.

Com vasta programação, o evento será realizado em sua maior parte de forma on-line e integrará oficinas, palestras, ioga, minicursos, webinários e homenagens, que serão transmitidos pelo canal do Conexão no YouTube. Assim, todo o público interessado poderá participar, sem necessidade de inscrição.

A abertura será às 9h do dia 26 e traz como destaque a palestra “Como duas perguntas podem mudar o mundo”, dos Caçadores de Bons Exemplos, formado pelo casal Iara e Eduardo Xavier. Há 10 anos, eles resolveram começar uma nova vida. Pegaram a estrada e partiram em busca de histórias de transformação social. Após mais de 1 milhão de quilômetros percorridos, os Caçadores conversarão com o público sobre os desafios da jornada e os mais de 6 mil projetos catalogados ao longo das expedições.

Antes da palestra de abertura, haverá uma saudação inicial do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado.

Duas servidoras mostram seus certificados de tempo de serviço posando para a câmeraHOMENAGENS ‒ Servidores docentes e técnico-administrativos da UFC que, em 2020, completam 10, 20, 30, 40 e até 50 anos de trabalho na Universidade serão homenageados às 14h do dia 29, no Gabinete do Reitor. Restrito, o evento será transmitido ao vivo e contará com um representante de cada período. A ocasião também marcará o lançamento do site Desenvolva, do Programa de Gestão por Competências, e da Coletânea travessia ‒ contos e crônicas, com obras dos servidores selecionados pelo I Concurso Literário da Semana do Servidor.

INTERIOR ‒ Os campi da UFC no Interior também se dedicaram a organizar uma programação (disponível em breve) diversificada, que será transmitida on-line. Os links das atividades estarão disponíveis nos sites de cada uma das unidades. Em Quixadá, as atividades contemplam temas como “A arte de falar em público“, “Hip hop class”, “Rotina de skincare” e “Saúde mental e trabalho”. No Campus da UFC em Russas, são destaques o minicurso “Excel no dia a dia“, a atividade “Mova-se sem sair de casa”, com alongamento e balé fitness, e o Sarau Musical.

O Campus de Sobral preparou, para o dia 27, uma live com a Profª Maria Suely Alves Costa, do Curso de Psicologia, sobre “Manejo do estresse e ansiedade em situação de crise”. Já o Campus de Crateús vai realizar um quiz sobre os próprios servidores da unidade. Duas oficinas também integram as ações do campus: uma de artesanato, voltada para a produção de mandalas, e outra sobre educação financeira.

VACINAÇÃO H1N1 ‒ Ações de promoção da saúde também estão programadas para o período. O destaque é a vacinação contra a gripe H1N1, que será realizada no esquema “drive-thru” em Fortaleza. No Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a imunização ocorre no dia 27, das 9h às 13h, nas proximidades do bloco 850 (entre o Centro de Ciências Agrárias e a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental ‒ UFC Infra). No dia 29, também das 9h às 13h, a vacinação chega ao Campus do Porangabuçu, próximo ao Restaurante Universitário. No mesmo horário, no dia 30, servidores poderão se vacinar na Reitoria.

Servidora olha quadro exposto no Museu de Arte durante exposiçãoEXPOSIÇÃO NOSSARTE ‒ A Exposição nossArte, que reunirá obras de servidores numa mostra virtual no Flickr do Museu de Arte da UFC (MAUC), também contará com uma atividade especial para a Semana do Servidor UFC 2020.

Com o tema “A dor e a delícia da arte na pandemia“, será realizada, às 16h do dia 26, uma live com a diretora do MAUC, Graciele Siqueira; a curadora da exposição e produtora cultural da PROGEP, Meyre Sabóia; e dois servidores que integram a mostra: Arnaldo Viana, técnico de laboratório, e Lia Sanders, docente do Curso de Medicina. A diretora da Divisão de Programas e Projetos Culturais da PROGEP, Amanda Nobre, mediará a transmissão.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA ‒ O incentivo à produção científica está presente em duas atividades da semana. Nos dias 26, 27 e 30, das 14h às 15h, ocorrerá a série de lives TAEs na Pesquisa, que consistirá na apresentação de dissertações e teses de servidores técnico-administrativos da UFC através de transmissões ao vivo pelo canal Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas.

No dia 30, também a partir das 14h, a Tenda Virtual do Sistema de Bibliotecas da UFC vai transmitir as palestras “Dicas de produção de artigos científicos” e “O uso das mídias sociais para divulgação profissional”.

ACESSIBILIDADE ‒ Para discutir “Acessibilidade no ambiente laboral, no contexto da Universidade”, uma mesa-redonda reunirá, às 11h do dia 30, a Profª Fernanda Cláudia Araújo da Silva, diretora da Secretaria de Acessibilidade da UFC; a servidora Clemilda dos Santos Sousa, da Seção de Atendimento de Pessoas com Deficiência da Biblioteca Universitária; e José Alfredo de Albuquerque, integrante da Comissão de Apoio à Gestão de Servidores da UFC no Ambiente Inclusivo (Servidor Inclui).

O detalhamento da programação da Semana do Servidor será divulgado diariamente, durante o evento, no perfil da UFC no Instagram e na página do Facebook.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) ‒ e-mail: secretaria.progep@ufc.br

Notícia publicada no Portal da UFC.