55% das servidoras da UFC estão em faixa etária do climatério; confira cartilha sobre o tema
Data da publicação: 12 de setembro de 2024 Categoria: Destaques, Notícias
Mais da metade (55%) das servidoras da UFC têm de 45 a 65 anos, faixa etária que corresponde ao climatério. Essa fase biológica, que demarca a passagem do período reprodutivo para o não-reprodutivo, engloba mudanças que podem afetar o corpo, a mente e a autoimagem da mulher. Com o objetivo de informar e acolher as servidoras, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) publicou a cartilha Climatério Sem Tabu.
O documento aborda, de maneira leve e objetiva, a definição de climatério, sintomas e alterações relacionados a esse período, além das interferências na sexualidade feminina e na saúde mental das mulheres.
A iniciativa faz parte do Projeto Mais Saúde da Mulher, da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT). A cartilha foi produzida em parceria com a Divisão de Experiência do Servidor (DIES), da Coordenadoria de Relacionamento e Experiência do Servidor (CORE).
O Projeto Mais Saúde da Mulher atua na promoção e educação em saúde para o público feminino, especialmente as servidoras da UFC, abordando temáticas que impactam seus cotidianos e se relacionam à sua condição de saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Mais informações: Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS); e-mail: diaps.progep@ufc.br.
