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Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

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Coordenadoria de Desenvolvimento e Carreira – CODEC

À COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E CARREIRA – CODEC compete, além das competências e atribuições comuns a todas às unidades, promover a articulação com parceiros internos e externos visando diagnosticar, planejar, organizar, executar e avaliar resultados das estruturas de trabalho estabelecidas, promover o dimensionamento quantitativo, qualitativo e locacional da força de trabalho, coordenar e acompanhar a realização dos concursos públicos e processos seletivos com vistas à contratação de pessoal, operacionalizar os ciclos de gestão do desempenho de servidores docentes e técnico-administrativos efetivos e em estágio probatório.Em consequência, gerencia carreiras, sucessão e mobilidade, promovendo programas e iniciativas de qualificação, educação continuada, capacitação, treinamento, desenvolvimento e aprendizagem para indivíduos e grupos ocupacionais que formam a UFC.

Implementar no âmbito da UFC a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) que engloba o PDP (Plano de Desenvolvimento de Pessoas); acompanhar e analisar os processos de afastamento para capacitação e qualificação dos servidores técnico-administrativos e docentes, compreendendo: gerenciar e receber processos de solicitação de afastamento para aperfeiçoamento no país ou no exterior, analisando a documentação constante em dossiê e verificando junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a elegibilidade do programa de pós-graduação indicado pelo servidor; encaminhar processos de afastamento de docentes, devidamente instruídos e no prazo estabelecido, para a Comissão Permanente de Pessoal Docente; preparar portaria de autorização de afastamento para assinatura do Reitor (caso o afastamento seja no exterior) ou do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (para afastamento no país); Encaminhar portarias de afastamento para publicação no boletim interno da UFC; e gerenciar os registros relativos ao servidor afastado, para controle e ações administrativas cabíveis.

Coordenadora: Rebeka Maria Sotero Silva
Assessora: Maria Roseane Menezes da Costa Fontes
Fone: (85) 3366 7404
E-mail: codec.progep@ufc.br
Fone: (85) 3366 7405 (exclusivo para dúvidas relacionadas a afastamentos para mestrado, doutorado e pós-doutorado; horário especial para servidor estudante; e afastamento para estudo ou missão no país ou no exterior)

Divisão de Dimensionamento e Movimentação – DIMOV

Diretora: Mariana Banhos de Menezes Forte
Fone: (85) 3366 7519
E-mail: dimov@ufc.br / dimov.psicologia@ufc.br

Competências e atribuições:

  • Coordenar, executar e acompanhar atividades relativas ao dimensionamento da força de trabalho docente e técnico-administrativa, às movimentações internas e externas de pessoal, bem como à elaboração e atualização de instrumentos técnicos e legais utilizados nos processos de ingresso e movimentação de servidores;
  • Analisar os processos de solicitação de redistribuição, colaboração técnica, lotação provisória, requisição e cessão de servidores docente e técnico-administrativo, para a Universidade e para outras Instituições;
  • Providenciar os encaminhamentos e atos necessários à efetivação dos processos de redistribuição, colaboração técnica, lotação provisória, requisição e
    cessão de servidores docente e técnico-administrativo, para a Universidade e para outras Instituições;
  • Analisar os processos de solicitação de exoneração e vacância por posse em outro cargo inacumulável dentro da Universidade;
  • Providenciar os encaminhamentos e atos necessários à efetivação dos processos de exoneração e vacância por posse em outro cargo inacumulável dentro da Universidade;
  • Analisar os processos de remoção de servidores docente e técnico-administrativo dentro da Universidade;
  • Providenciar os encaminhamentos e atos necessários à efetivação dos processos de remoção de servidores docente e técnico-administrativo dentro da Universidade;
  • Administrar os bancos de professor equivalente, de professor substituto e de pessoal técnico-administrativo da UFC;
  • Administrar as demandas de servidores docentes e técnico-administrativo;
  • Manter atualizado o banco de vagas de servidores docente e técnico-administrativo da Universidade;
  • Registrar nos sistemas informatizados da Universidade e do Governo Federal a movimentação de servidores docente e técnico administrativo da Universidade, zelando pela atualização das lotações e unidades da UFC;
  • Analisar os processos de solicitação de licença para acompanhar cônjuge, licença para tratar de interesses particulares, afastamento para mandato eletivo, afastamento para curso de formação;
  • Providenciar os encaminhamentos e atos necessários à efetivação dos processos de licença para acompanhar cônjuge, licença para tratar de interesses particulares, afastamento para mandato eletivo, afastamento para curso de formação dentro da Universidade;
  • Elaborar a portaria de localização quando for demanda pelo servidor interessado;
  • Gerenciar os processos de designação e de substituição elaborando as respectivasportarias quando necessário.

Divisão de Concursos e Admissões – DICON

Diretora: Brunna Grasiella Matias Silveira
Fone: (85) 3366 7407  (WhatsApp) / (85) 3366 7868
E-mail: dicon.progep@ufc.br

ATENÇÃO: A DICON não faz atendimentos presenciais às quartas-feiras. Assim, nesse dia o contato deverá ser exclusivamente por telefone ou por e-mail.

Competências e atribuições:

  • Elaboração de editais para concursos do magistério superior e EBTT;
  • Nomeação e posse para cargo do magistério e técnico-administrativo;
  • Aproveitamento de candidatos de outras Instituições Federais de Ensino Superior;
  • Elaboração de editais para seleções públicas;
  • Contratação e prorrogação de contrato (professor substituto, professor visitante e técnico especializado);
  • Rescisão e término de contrato (professor substituto, prof. visitante e técnico especializado);
  • Autorização de residência no Brasil de professor visitante estrangeiro.

Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho – DICAD

Diretora: Luana Batista Rodrigues
Fone: (85) 3366 7408
E-mail: dicad@ufc.br

Competências e atribuições:

  • Planejar, coordenar, executar e acompanhar atividades relativas aos processos de avaliação de desempenho e desenvolvimento na carreira de servidores técnico-administrativos e docentes efetivos e em estágio probatório, dar início a processos de demissão por desempenho;
  • Gerenciar processos de gestão de estágio probatório de servidores técnico-administrativos e docentes, compreendendo:
    a. prospectar os ambientes externos e interno para a melhoria e incorporação de novas metodologias de gestão de estágio probatório na UFC, coordenando a concepção e implantação de modelos de avaliação de desempenho de pessoal estável;
    b. efetuar abertura do cadastro individual do servidor contendo, gerindo informações necessárias à plena operacionalização dos ciclos de avaliação e
    etapas necessárias ao estágio probatório;
    c. gerenciar o programa de estágio probatório do servidor em toda a sua extensão, estabelecendo etapas, conteúdos, atividades e cronogramas,
    buscando a informatização total de todo o processo;
    d. gerenciar o processamento das avaliações em cada período, encaminhando formulários e articulando com as chefias imediatas e avaliados para a gestão descentralizada do estágio probatório, com os encaminhamentos administrativos pertinentes a cada caso;
    e. articular com a PROGRAD, PRPPG, Instituto UFC Virtual, Acessibilidade e outras unidades acadêmicas e administrativas da UFC a gestão do programa de avaliação probatória do servidor, em conformidade com o programa estabelecido;
    f. articular a Divisão de Formação Profissional (DIFOP) da CODEC para programar capacitações para os servidores com necessidades de identificadas, além de executar os planos individuais de capacitação, formação continuada e desenvolvimento de servidores em estágio probatório;
    g. encaminhar as avaliações de servidores com problema de desempenho para os serviços de psicologia e para a Coordenadoria de Legislação de Pessoal e Controle Externo da PROGEP para acompanhamento específico, em articulação com as chefias imediatas do servidor;
    h. proceder à homologação do estágio probatório do servidor, encaminhar parecer conclusivo do estágio probatório para o servidor e à chefia imediata;
    i. acompanhamento de Servidores Docentes em Estágio Probatório;
    j. comunicar docentes, gestores e diretores de centros, faculdades ou campi acerca da abertura em tempo hábil dos processos de avaliação de probatório;
    k. iniciar processos administrativos, de desligamento e/ou exoneração por insucesso em estágio probatório;
    l. enviar e receber processos devidamente instruídos e com parecer emitido pela CPPD;
  • Enviar processos para as unidades de registros funcionais para alimentação dos sistemas de informação respectivos;
  • Compor dossiês para a confecção de portarias; e encaminhar portarias ao interessado para ciência;
  • Compor dossiês para a confecção de portarias; e
  • Encaminhar portarias ao interessado para ciência.

Divisão de Gestão por Competências – DIGEC

Diretora: Ioneiry Viana Lima
Fone: (85) 3366 7392
E-mail: digec@ufc.br

Competências e atribuições:

  • Planejar, desenvolver, implantar e acompanhar as atividades relativas ao programa de gestão por competências para os servidores da Universidade
    Federal do Ceará;
  • Desenvolver, atualizar e monitorar o funcionamento do sistema informatizado que viabiliza a implantação do programa de gestão por competências;
  • Sensibilizar os servidores quanto aos benefícios do programa de gestão por competências, em todas as suas etapas;
  • Realizar o mapeamento das competências comportamentais e técnicas de todas as unidades;
  • Gerenciar o diagnóstico das competências comportamentais e técnicas de todos os servidores;
  • Divulgar o resultado final (desempenho) a todos os servidores participantes;
  • Acompanhar o desenvolvimento profissional dos servidores.

Portaria nº 257/PROGEP/UFC, de 22 de janeiro de 2020 – Institui a Comissão de Implantação do Programa de Gestão por Competências no âmbito da Universidade Federal do Ceará.

Divisão de Formação Profissional – DIFOP

Diretora: Daniele Cirilo Suliano
Fone: (85) 3366 7406
E-mail: difop@ufc.br

Competências e atribuições:

  • Coordenar, dirigir e controlar as atividades inerentes ao planejamento, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de educação continuada, de
    desenvolvimento, capacitação e aprendizagem organizacional e de pessoal docente e técnico-administrativo na UFC, favorecendo o desenvolvimento de competências, de conhecimentos, comportamentos e atitudes, em perspectiva individual e de grupos;
  • Gerir o Centro de Desenvolvimento do Servidor da UFC;
  • Prospectar os ambientes externos e internos para incorporar novos modelos e abordagens de capacitação e de desenvolvimento no trabalho, para atender as necessidades de desenvolvimento de competências e capacidades operacionais, administrativas, técnico profissionais, gerenciais, docentes e de pesquisa, em perspectiva presencial, experiencial, vivencial e a distância;
  • Promover ações para o desenvolvimento capacitação dos servidores da UFC;
  • Promover intercâmbio e troca de experiências com outras instituições através da Gestão de Projetos de Desenvolvimento Profissional, em particular as entidades governamentais especializadas, identificando capacidades e alternativas inovadoras no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas da UFC;
  • Identificar oportunidades de contratos e convênios com entidades públicas ou privadas para fins de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos;
  • Receber, analisar, aprovar e certificar projetos de cursos e eventos oriundos de contratos e convênios com entidades públicas ou privadas, quando for o caso;
  • Manter atualizado o registro de participantes dos eventos de capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos;
  • Anualmente preencher o PDP no tocante as capacitações bem como prestar contas pela sua execução no ano seguinte.

Comissão de Avaliação de Certificados e Títulos – CAVCT

A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CERTIFICADOS E TÍTULOS – CAVCT está subordinada à CODEC e compete, além das competências e atribuições comuns a todas as unidades, analisar e dar parecer nos processos de concessão de progressões e elaboração de portarias de concessão de progressão por capacitação ou incentivo à qualificação de servidores técnico administrativos da UFC.

Presidente: Aline Veríssimo de Almeida
Fone: (85) 3366 7434
E-mail: cavct.progep@ufc.br

Centro de Desenvolvimento do Servidor

Fone: (85) 3366 7404
E-mail: codec.progep@ufc.br

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