Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Área do conteúdo

Série Pioneiras: Sonja Ashauer

Data da publicação: 27 de abril de 2022 Categoria: Destaques, Notícias

Texto de autoria do professor Antonio Gomes Souza Filho

Sonja nasceu em São Paulo em 1923 e ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) aos 16 anos de idade. Seu desempenho destacado durante a faculdade lhe rendeu reconhecimento perante os pares e logo que terminou o curso de graduação, foi contratada como professora assistente de física teórica e física matemática na USP.

Logo em seguida (no ano de 1945) ganhou uma bolsa do British Council para fazer doutorado na prestigiosa Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Foi a primeira mulher brasileira a obter Doutorado em Física e também uma das primeiras a se doutorar em Cambridge, haja vista que até meados do século XX vigorava a regra de que as mulheres não eram permitidas cursar o bacharelado na Universidade de Cambridge. Sonja foi orientada pelo Prof. Paul Dirac, prêmio Nobel de física em 1933, um dos maiores físicos da história.

Ela deu contribuições importantes para o entendimento da radiação eletromagnética. O sucesso inicial da sua carreira rendeu convite de Dirac para continuar trabalhando em Cambridge e também a sua nomeação como Fellow da Cambridge Philosophical Society. Sua carreira promissora foi interrompida pela morte prematura (logo depois que retornou ao Brasil em 1948) com apenas 25 anos de idade. Logo ela que deu contribuições para o entendimento da radiação emitida por um elétron acelerado (cargas aceleradas emitem luz), teve uma vida com as características de uma luz flash, intensa, rápida e brilhante!

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo