PROGEP inicia novo serviço de atendimento psicológico voltado para servidores
Data da publicação: 16 de fevereiro de 2022 Categoria: Destaques, NotíciasA Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), está inaugurando a partir deste mês um novo serviço de atendimento psicológico gratuito voltado para servidores da UFC que já estão em licença para tratamento de saúde ou se encontram em situações de risco para o adoecimento mental. O objetivo é prover os servidores com um atendimento psicológico de curto prazo voltado para o fortalecimento da saúde e visando à melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Os interessados podem enviar e-mail para psicologia.cpase@ufc.br solicitando atendimento. Todas as situações serão avaliadas pelas profissionais responsáveis e encaminhadas de acordo com os perfis prioritários e disponibilidade do serviço. O atendimento poderá ser presencial ou on-line.
Desde janeiro de 2021, a CPASE vem trabalhando para incorporar o acompanhamento psicológico aos seus atendimentos, atendendo à política de saúde do servidor de forma mais completa. Após um ano de implementação e testes, a ideia agora é abrir as portas para atendimentos a partir da demanda do próprio servidor, sem necessidade de encaminhamento pela perícia.
Para o coordenador da unidade, Vicente Aguiar, a meta é contribuir com impactos positivos para a comunidade acadêmica, dentro da visão de atendimento humanizado já implementada na PROGEP. “Com a oferta desse novo serviço desejamos estar mais próximos dos servidores e de seus ambientes de trabalho, conhecendo-os de forma minuciosa para auxiliá-los no que competir ao Serviço de Psicologia”, destaca.
SAÚDE DO SERVIDOR – Além de todo o trabalho desenvolvido pela CPASE, os servidores da UFC também podem procurar os outros serviços de atenção psicossocial e de promoção à saúde ofertados pela PROGEP por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT):
- atendimento individual em psicologia clínica para servidores docentes e técnico-administrativos ativos e aposentados da Instituição;
- atendimento psicossocial, incluindo escuta psicológica de aspecto pontual; atendimento social; atendimento psicológico organizacional pontual; atividades on-line com o grupo de servidores aposentados; orientações aos servidores ativos e aposentados e atividades virtuais de promoção e autocuidado em saúde, abordando temas diversos sobre saúde e cidadania, dentre outros serviços.
Fonte: Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) – fone: (85) 3366 7587.