Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

PROGEP abre inscrições para oficina ‘Formação Antirracista: UFC pela Equidade Racial’; aula inaugural será aberta ao público no dia 3 de outubro

Data da publicação: 17 de setembro de 2024 Categoria: Notícias

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) está com inscrições abertas para a oficina “Formação Antirracista: UFC pela Equidade Racial”, voltada para servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa é fruto de um Acordo de Cooperação firmado entre a UFC e a Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará (SEIR), por meio da Coordenadoria de Articulação Política da Reitoria, com o objetivo de promover o letramento racial e desenvolver políticas de igualdade racial na instituição.

Os interessados podem se inscrever pelo sistema SIGPRH, acessando a opção “Capacitação” e, em seguida, “Inscrições” e “Realizar Inscrição”. A oficina será realizada em formato híbrido, com a aula inaugural presencial e aberta ao público em geral:

POR QUE SE INSCREVER? – A oficina tem como objetivo central debater e combater o racismo e as desigualdades raciais, contribuindo para que a UFC se torne um ambiente mais inclusivo e comprometido com a prestação de serviços antirracistas.

“Com esta ação e outras que estamos planejando e que em breve ofereceremos a todos os servidores da UFC, capacitaremos nossa força de trabalho para combater discriminações e desigualdades nos ambientes de trabalho, fortalecendo cada vez mais uma cultura inclusiva em nossa Instituição”, afirma a diretora da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão, Luzimar Araújo.

PROGRAMAÇÃO:

Aula Inaugural:

• 03/10/2024 (9h às 11h): Aberta ao público no Auditório da Reitoria da UFC.

Disciplinas:

• Ser negro, o racismo e suas configurações no Brasil e na realidade cearense
  • Resistências afro-brasileiras e políticas de combate ao racismo
  • Oficina – Equidade Racial e Serviço Público
  • Confecção das Iniciativas Antirracistas
  • Encerramento e Apresentação final dos produtos e iniciativas

Local: Campus Benfica, Auditório da PRAE (presencial) e online
Carga Horária: 20 horas-aula

SAIBA MAIS: Uma primeira turma do Programa de Formação Antirracista: UFC pela Equidade Racial foi oferecida em março para trabalhadores terceirizados da UFC, em especial profissionais que atuam na segurança da Universidade. Saiba mais neste link.

Mais informações: Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão – DEDI; E-mail: edi@ufc.br