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Nova funcionalidade no Polare para registro automático de presencialidade é atualizada

Data da publicação: 22 de agosto de 2025 Categoria: Destaques, Notícias

A funcionalidade de registro automático de entregas do tipo presencialidade no sistema Polare foi atualizada nesta sexta-feira (22). A mudança faz parte de um pacote de atualizações desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e disponibilizado para os órgãos que utilizam o sistema no âmbito do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Com a atualização, as entregas automáticas passam a ser geradas por turno de trabalho, de acordo com o que o servidor informou em seu Plano Individual.

É importante destacar que o Polare é uma plataforma voltada para o planejamento e acompanhamento de processos, atividades e entregas, não sendo utilizada para registro de horário.

Como funciona o novo tipo de entrega?

Nos dias em que houver comparecimento presencial programado (conforme Plano Individual), a entrega de presencialidade será gerada automaticamente no sistema. O servidor deverá apenas finalizá-la no ícone indicado, como já ocorre com as demais entregas. Após isso, a chefia poderá homologá-la.

Caso o servidor compareça presencialmente em dias não previstos, será necessário cadastrar manualmente a entrega, selecionando:

  • Processo de trabalho: Trabalho Presencial PGD
  • Atividade: Presencialidade PGD

Nesse caso, não é preciso registrar por turnos, bastando apenas uma entrega “Presencialidade PGD”.

Se o comparecimento presencial estava previsto, mas não ocorreu, a entrega ficará pendente. Nessa situação, o servidor deverá inserir uma justificativa, para que a chefia possa homologar a ausência.

Além da presencialidade, o servidor deve continuar registrando normalmente todas as demais entregas, tanto em dias de PGD presencial quanto de teletrabalho.

O que mais foi atualizado?

– Foi realizada uma atualização na regra que define o status “Em atraso”. A partir de agora, essa regra será aplicada apenas para a entrega de presencialidade, que permanecerá com o status “Em atraso” mesmo que não tenha sido colocada em execução. Além disso, o histórico atualmente registrado como “entrega em atraso por null” passará a ser exibido como “entrega em atraso pelo sistema”, para melhor clareza e padronização das informações.
– Está liberada a edição de entregas que já haviam sido cadastradas, independentemente de haver ou não concomitância com o período de ausência. Essa atualização oferece mais flexibilidade no gerenciamento e ajustes das entregas já registradas.
– Foi implementada a busca no filtro de Plano Individual conforme o tipo de chefia. Com essa atualização, ao definir uma unidade como unidade gestora, a chefia dessa unidade passa a ter permissão para visualizar o plano individual de todos os servidores da instituição.
– Foi adicionada uma nova modalidade de Termo de Ciência destinada a servidores lotados em unidades cujos planos gerenciais não contemplam o PGD.
– Correção da sintaxe da consulta do status homologação para justificativas #122;
– Correção na criação de entregas diárias de presencialidade;
– Alteração na tela de sucesso do cadastro de plano individual: a opção exibida após o cadastro passou de “Cadastrar entregas para o plano” para “Enviar plano para homologação”.
– Adicionado botão de Libras no menu superior e implementada a exibição do vídeo de Libras na tela inicial.
– Adicionado popup de pendências do gestor: ao sair da tela de vínculos e acessar a tela inicial, será exibido um modal com as pendências identificadas.
– Adicionado campo “Motivo” nas tabelas de avaliações nas telas de visualização do plano individual e do plano gerencial.
– Aprimoramentos no gerenciamento de justificativas: no formulário de justificativa, o campo de texto foi substituído por um textarea para melhor inserção de conteúdo. Na listagem de entregas, foi adicionado botão para incluir justificativa nos itens pendentes, exibida a justificativa quando existente, e removidos os botões de status para entregas pendentes.
– Adicionado botão “Editar plano” ao final da página na tela de visualização do plano individual.
– Correção: ajuste na exibição da opção “Editar” nos cards da listagem de planos gerenciais.
– Correção: exclusão de horário de trabalho ajustada para utilização de soft delete.
– Correção: identificado erro ao recarregar a página ou o template de sucesso após criar, editar ou duplicar uma entrega. Para evitar o problema, caso o usuário recarregue a página de sucesso, será redirecionado para a listagem de entregas.

📌 Para mais informações, consulte os manuais e perguntas frequentes em:
👉 https://pgd.ufc.br/pt/faq/

📞 Dúvidas? Fale com a Central de Relacionamento da Progep:
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