Central de Relacionamento PROGEP – CENTRAL
Gerente: Antonio Marconieliton de Lima Pessoa
Endereço: Rua Paulino Nogueira, 315 – Bloco I – Térreo – Benfica – CEP 60020-270 – Fortaleza – CE
Fone: (85) 3366 7395 / 3366 7579
E-mails: servidorativo@progep.ufc.br / aposentadoepensionista@progep.
Horário de Atendimento
- Atendimento virtual: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
- Atendimento presencial: De segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Competências e Atribuições:
- Prestar atendimento ágil, com qualidade, ética e transparência, ao público interno e externo da UFC, orientando e solucionando diversas demandas relacionadas à vida funcional dos servidores ativos, aposentados e pensionistas;
- Proporcionar rápida e prática comunicação entre a Central de Relacionamento e seu público, através da disponibilização de diversos canais de atendimento, presenciais e virtuais, buscando inovação e melhoria dos serviços prestados pela PROGEP;
- Disponibilizar atendimento a servidores aposentados e pensionistas, de forma virtual e presencial, mediante agendamento prévio, e aos servidores ativos preferencialmente através dos canais virtuais oferecidos;
- Orientar e incentivar servidores ativos, aposentados e pensionistas para uso dos sistemas de informação aos quais possuem acesso permitido, para atualização de dados pessoais e cadastrais, obtenção de documentos, de declarações, de atestados e informações em geral. Aos que não tiverem condições de acesso, será fornecido acesso direto aos sistemas da PROGEP, em conformidade com a política de segurança da UFC, para resolução de suas demandas;
- Manter um sistema de agendamento dos atendimentos atualizado, visando proporcionar um fluxo rápido e eficaz dos atendimentos, possibilitando a breve resolução das demandas;
- Atender ao público interno e externo, em primeiro (demandas simples e baixa complexidade, com encaminhamento integral no mesmo dia de ingresso da demanda) e segundo nível (demandas de nível mediano de complexidade que exige análise normativa e/ou procedimental, requerendo prazo superior a 24 horas para encaminhamento devido), observando padrões estabelecidos de qualidade e de resolutividade;
- Orientar e instruir processos de:
a. Assistência à saúde
b. Solicitação de auxílio funeral
c. Certidão de tempo de contribuição
d. Pensão alimentícia de servidores aposentados
e. Pensão especial
f. Reposição ao erário
g. Indenização de férias
h. Licença prêmio em pecúnia
i. Desaverbação de tempo de contribuição de servidor aposentado
j. Informar falecimento de servidor aposentado e/ou pensionista
k. Reversão de aposentadoria - Efetuar o recadastramento de aposentados e pensionistas (quando estiver suspenso ou na lista de suspensão);
- Efetuar a contagem de tempo de serviço para fins de aposentadoria e abono de permanência;
- Emitir comprovante de rendimentos para fins de declaração do imposto de renda de aposentados e pensionistas;
- Emitir fichas financeiras para aposentados e pensionistas;
- Cadastrar e-mail para acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas – SIGEPE dos servidores ativos, aposentados e pensionistas;
- Desbloquear o acesso ao Sistema de Gestão de Acesso – SIGAC após o segundo bloqueio, uma vez que o primeiro desbloqueio poderá ser realizado pelo próprio solicitante através do sistema.
- Informar sobre tramitação de processos dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, assim como sobre licenças e afastamentos em geral (tratamento de saúde, capacitação);
- Articular-se de maneira permanente às diversas unidades da PROGEP para manter a atualização normativa e procedimental, a fim de favorecer a implementação de mudanças e a resolutividade das demandas segundo padrões estabelecidos;
- Promover um ciclo de capacitações e oferta de atividades aos colaboradores da Central de Relacionamento, incentivando a integração e qualificação profissional da equipe, e buscando o aprimoramento da qualidade do atendimento e a manutenção do bem-estar no trabalho.