Inscrições abertas para 5ª edição do projeto Encontros: Arte, Saúde e Cidadania

5 de novembro de 2019

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), realizará, no dia 21 de novembro, mais uma atividade do projeto Encontros: Arte, Saúde e Cidadania. A edição discutirá o tema “Proteção social, aposentadoria e saúde”, ocasião em que será exibido o filme “Eu, Daniel Blake”, ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2016.

Voltado aos servidores ativos e aposentados e também aos dependentes, a intenção do projeto é intercalar, de julho a dezembro, mostra de filmes e leitura de livros a fim de discutir temas como gerações familiares e vivências cotidianas; papéis sociais, estereótipos e saúde; sociabilidade brasileira e desigualdades sociais, entre outros.

O objetivo é utilizar a arte como instrumento pedagógico e de promoção da saúde, articulando recursos literários e cinematográficos a temas de saúde e de cidadania. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line.

FILME – O longa-metragem retrata a importância da proteção social do Estado, da aposentadoria e a relevância da construção de vínculos sociais no enfrentamento das dificuldades cotidianas. Na obra, Daniel sofre uma parada cardíaca que o obriga a afastar-se do trabalho e, com isso, ir buscar auxílio financeiro do governo. No meio da burocracia que muito o aborrece, ele conhece uma mãe solteira na mesma situação e os dois desenvolvem uma forte amizade.

PROJETO – O Encontros: Arte, Saúde e Cidadania está alinhado com o eixo de vigilância e promoção da saúde da Política Nacional de Atenção e Vigilância à Saúde do Servidor Público Federal (PASS). A ação faz parte das iniciativas propostas pela DIAPS para o eixo Pessoas-Servidores do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da PROGEP – fone: (85) 3366 7411

Notícia publicada no Portal da UFC.