Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação – CODEC

A Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (CODEC) busca promover a articulação com parceiros internos e externos visando diagnosticar, planejar e organizar as estruturas de trabalho estabelecidas, desenvolvendo o dimensionamento quantitativo, qualitativo e locacional da força de trabalho. Suas atribuições incluem coordenar os processos seletivos e concursos públicos, monitorar estágios probatórios, além de operacionalizar os ciclos de gestão do desempenho de pessoal docente e técnico-administrativo, gerenciar carreiras e ainda promover iniciativas de qualificação, capacitação, desenvolvimento de competências e valorização dos servidores da UFC.

O principal papel da CODEC é fazer com que a comunidade acadêmica se torne cada vez mais comprometida com a instituição e alinhada com as exigências do mercado de trabalho e a excelência dos padrões de serviço que a sociedade requer.

Coordenadora: Luzimar Araújo de Oliveira
Fone: (85) 3366 7404 / 3366 7405
E-mail: codec.progep@ufc.br

Divisão de Dimensionamento e Movimentação – DIMOV

• Dimensionamento da Força de Trabalho;
  • Gerenciamento do Banco de Vagas de  Docentes (BEQ) e de Técnicos Administrativos (QRSTA);
  • Movimentações de Pessoal: lotação, remoção, redistribuição, exercício provisório, requisição, cessão,vacância, exoneração, licença interesse particular, etc;
  • Prestação de serviço voluntário de professores.

Diretora: Mariana Banhos de Menezes Forte
E-mail: dimov@ufc.br

Divisão de Concursos e Provimento – DICON

• Gerenciamento dos concursos públicos de servidores Técnico-administrativos em Educação e  servidores docentes  do Magistério Superior e do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico;
  • Seleção e contratação de professores substitutos e visitantes.
Manuais de Processo da DICON:
  1. Processo Autorização de Residência (PDF 254 KB);
  2. Processo Seleção para Professor Visitante (PDF 180 KB);
  3. Processo Contratação Professor Visitante (PDF 213 KB);
  4. Processo Prorrogação e Rescisão Professor Visitante (PDF 288 KB);
  5. Processo Seleção para Professor Substituto (PDF 300 KB);
  6. Processo Contratação Professor Substituto (PDF 305 KB);
  7. Processo Prorrogação e Rescisão Professor Substituto (PDF 293 KB).

Diretora: Martha Pinheiro Goiana de Oliveira
Fone: (85) 3366 7407 / 3366 7868
E-mail: dicon.progep@ufc.br

Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho – DICAD

• Gerenciamento do processo Avaliação de Desempenho de servidores técnico administrativos em estágio probatório (ciclo semestral) e estáveis (ciclo anual);
  • Acompanhamento de prazos de estágio probatório de docentes;
  • Acompanhamento das progressões/promoções nas carreiras Docente e Técnico-administrativa;
  • Gestão dos processos de afastamento para estudo no país e no exterior (mestrado, doutorado, pós-doutorado, Licença Capacitação e concessão de Horário Especial para servidor estudante).

Diretora: Maria de Fátima Gondim Cruz
E-mail: dicad@ufc.br

Divisão de Gestão por Competências – DIGEC

• Conduzir a implantação, desenvolvimento e a aplicação do modelo de gestão por competências na Universidade Federal do Ceará

Portaria nº 1031/PROGEP/UFC, de 15 de fevereiro de 2019 – Designa a Comissão de Implantação da Gestão por Competências

Diretora: Denise Vasconcelos Landim
E-mail: digec@ufc.br

Divisão de Formação Profissional – DIFOP

• Elaboração e execução do Plano Anual Capacitação para servidores Docentes e Técnico-administrativos em Educação;
  • Gerenciamento do Banco de Talentos (Banco de Instrutores);
  • Promoção do Seminário de Ambientação de servidores recém-ingressos;
  • Acompanhamento das ações de qualificação (graduação e pós-graduação) ofertadas em parceria com a PROGEP.
Manuais de Processo da DIFOP:
  1. Ação de aperfeiçoamento interno (PDF 2 MB)
  2. Ação de aperfeiçoamento externo (PDF 3 MB)

Diretor: Ciro Regis Lima Teixeira
E-mail: difop@ufc.br