DIAPS iniciará em 2020 as atividades do Projeto Mais Saúde da Mulher

Data de publicação: 10 de fevereiro de 2020. Categoria: Notícias

A Divisão de Apoio Psicossocial – DIAPS iniciará em 2020 as atividades do Projeto Mais Saúde da Mulher. O projeto é mais um espaço de promoção e educação em saúde para mulheres – em especial servidoras da instituição – abordando temáticas que impactam seus cotidianos e se relacionam à sua condição de saúde, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a re­lação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico (BRASIL, 2004).

A iniciativa busca criar espaços de educação, promover práticas de autocuidado e mudanças de atitudes, propiciando atividades que promovam melhorias na qualidade de vida e no cuidado à saúde das mulheres Ao longo do ano, serão desenvolvidas atividades nas modalidades de oficinas, rodas de conversa, encontros e palestras contemplando temáticas relacionadas à saúde da mulher.

A primeira atividade do Projeto Mais Saúde da Mulher será a realização da mesa redonda Mulheres e múltiplos papéis sociais: desafios diários, que ocorrerá no dia 11 de março no auditório da Reitoria da UFC, às 08:30. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a atividade comemora os avanços conquistados no reconhecimento dos direitos das mulheres, mas também reafirma a necessidade de fortalecer as lutas por igualdade, contra o preconceito e qualquer forma de desigualdade e violência.

A proposição do Projeto Mais Saúde da Mulher faz parte do Programa de Saúde e Bem-estar no Trabalho desenvolvido pela Divisão de Apoio Psicossocial – DIAPS ligada à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho – COQVT da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Fonte: DIAPS / Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho – COQVT – fone: (85) 3366 7411 / e-mail: diaps.progep@ufc.br