Carnaval: PROGEP distribui preservativos e orienta sobre prevenção a ISTs e combate à violência
Data da publicação: 14 de fevereiro de 2025 Categoria: Destaques, Notícias
Foto: Freepik.
Tendo em vista a proximidade do Carnaval, a PROGEP, em parceria com as bibliotecas da UFC e a Secretaria Estadual de Saúde, realizará, a partir do dia 19 de fevereiro de 2025, a distribuição de preservativos e materiais educativos para servidores e toda a comunidade acadêmica. Os insumos estarão disponíveis na PROGEP e nas bibliotecas da UFC localizadas no Centro de Humanidades – Campus do Benfica, Pici, Porangabuçu e Labomar.
Além da distribuição, a PROGEP, por meio da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), concede orientações especiais sobre a prevenção às ISTs e combate à violência contra mulheres e crianças.
Prevenção às ISTs: principais orientações
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem proteção com uma pessoa infectada. Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, diagnóstico e tratamento gratuitos para essas infecções. O uso da camisinha externa ou interna é a forma mais eficaz de proteção contra o HIV e outras ISTs. Além disso, as seguintes ações são importantes:
– Profilaxia pré-exposição (PrEP): método que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.
– Testagem e profilaxia pós-exposição (PEP): em casos de relação sexual desprotegida, a testagem precoce é fundamental. Caso haja risco de infecção, a pessoa interessada deve procurar informações sobre a PEP, que deve ser iniciada em até 72 horas.
Combate à violência contra mulheres e crianças
Durante o período do Carnaval, a DIAPS também reforça a importância do combate à violência contra mulheres e crianças, destacando duas campanhas:
– “Pule, Brinque e Cuide! Unidos pela proteção de crianças e adolescentes“: destaca a importância da proteção infantil, do respeito e da denúncia de violações de direitos. O Disque 100 é um dos principais canais de denúncia.
– “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada“: reforça que o Carnaval deve ser um espaço seguro, livre de assédio. A campanha também divulga a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), disponível 24 horas por dia.