Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

PROGEP abre seleção para novos integrantes do grupo musical Som da Terra

Data da publicação: 7 de agosto de 2024 Categoria: Destaques, Notícias

A PROGEP está com inscrições abertas para novos participantes do Grupo musical Som da Terra para instrumentos harmônicos, melódicos e percussivos. A participação é gratuita e qualquer pessoa iniciada em algum instrumento musical com 18 anos completos pode se inscrever na audição até 11 de agosto, domingo, por meio de formulário eletrônico. As inscrições estavam previstas para se encerrar nesta sexta, 9 de agosto, mas foram prorrogadas.

O projeto tem como público-alvo os servidores e demais trabalhadores da instituição, mas as inscrições para novos participantes estão abertas a qualquer interessado com 18 anos completos que já toque um instrumento.

Audição

A audição será realizada dia 13 de agosto, e os candidatos convocados deverão trazer seus instrumentos. Até 20 inscritos irão participar da audição e até 10 candidatos serão selecionados.

A primeira fase será classificatória por meio da análise das inscrições, que irá considerar: a necessidade dos instrumentos inscritos para a formação do Grupo; o vínculo dos inscritos com a instituição; e a ordem cronológica da inscrição, em caso de empate. E poderão ser convidados para a audição até 20 (vinte) inscritos.

A segunda fase será eliminatória por meio da audição, que será individual e por ordem de chegada, realizada pela equipe didática do projeto.

A audição contará com a execução de uma música previamente escolhida pelo candidato por meio do que serão observados os critérios: domínio técnico, complexidade da peça, interpretação e originalidade/criatividade; e a execução de uma música a partir de uma cifra/partitura fornecida no momento da audição pela equipe didática por meio da qual serão observados: leitura de partitura (melódicos)/ leitura de cifras (harmônicos), afinação (melódicos)/ execução do ritmo (harmônicos e percussivos), execução da escala de um tom determinado e conhecimento de acordes maiores e menores.

Os candidatos serão organizados em grupos de instrumentos, por vínculo e da maior para a menor pontuação, sucessivamente. O convite será feito pelo e-mail informado na inscrição, e os candidatos remanescentes serão informados pelo e-mail informado na inscrição e formarão uma lista de espera.

Inscrições – até 09/08/2024, às 10h.
Análise das Inscrições – até 09/08/2024, às 24h.
Audição – 13/08/2024, a partir das 17h30
Análise das audições – 14/08/2024.
Resultado final – até 16/08/2024.

O Projeto

O Projeto de extensão Som da terra é realizado pela DBEST, da COQVT/ PROGEP por meio de bolsas-arte concedidas pelo edital de bolsas do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Procult e, além do grupo musical, o projeto está oferecendo em 2024.2 aulas de violão popular e flauta doce.

O Grupo musical Som da Terra faz parte de um projeto de mesmo nome que atua no contexto da promoção da qualidade de vida no trabalho dos servidores ativos da UFC. O Grupo Som da Terra procura desenvolver os conhecimentos e habilidades artísticas e musicais dos participantes, de modo cooperativo e por meio de um repertório popular priorizando músicas com estilos nordestinos, ou arranjadas para tal, e um repertório que vai do regional ao popular, passando pelo rock.

O Grupo também visa a realização de apresentações públicas (pontuais), logo, os integrantes devem participar dos ensaios semanais regularmente, que ocorrem às terças-feiras no final da tarde, e, se necessário, participar do ensaio de naipe.

As atividades de 2024.2 se estenderão do final da segunda quinzena de agosto à primeira semana de dezembro.