Terceiro seminário para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 da UFC tem foco nas Pessoas

Data de publicação: 23 de agosto de 2022. Categoria: Notícias

Servidores da UFC estiverem reunidos nessa segunda-feira (22), no prédio do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, para discutir os três programas estratégicos que envolvem as temáticas de Gestão de Pessoas e Inclusão na Universidade, bem como propor ações.

No primeiro momento, no auditório, os participantes conheceram a metodologia e o cronograma de construção do PDI, apresentados pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAD), em suas três etapas: preparação, elaboração e consolidação. Em seguida, os gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e da UFC Inclui falaram sobre os objetivos estratégicos e programas que seriam discutidos naquela manhã, em grupos. Finalizou essa primeira etapa a apresentação de esquete do grupo de teatro amador QVT e Arte, formado por servidores e estudantes da UFC, iniciativa da Divisão de Cultura e Arte (DICART).

Em seguida, os participantes se encaminharam para as salas onde foram distribuídos os três programas que integraram o seminário para elaboração do PDI na temática Pessoas (Servidores): boas práticas de Gestão de Pessoas; desenvolvimento de pessoas; qualidade de vida no trabalho e inclusão.

No programa Boas práticas de Gestão de Pessoas, a pergunta norteadora tratou sobre as estratégias que promovem, ampliam e fortalecem as boas práticas garantindo a excelência da gestão de pessoas na UFC. Entre os tópicos discutidos nos grupos, destacaram-se: “Teletrabalho e atendimento” e “Política de gestão de pessoas, reconhecimento, avaliação de desempenho e dimensionamento de pessoal”.

As ações para promover, ampliar e fortalecer as políticas de desenvolvimento de pessoas e sucessão de líderes na UFC foram discutidas no programa de Desenvolvimento de Pessoas. “A Qualidade de Vida no Trabalho e Inclusão” foi o tema do terceiro programa, que buscou pensar ações estratégicas para promoção de um ambiente de trabalho saudável, seguro, inclusivo e com respeito à diversidade.

As ações propostas pelos participantes para os três programas foram apresentadas pelos grupos ainda no período da tarde, após o intervalo. As sugestões serão então consolidadas pela PROGEP e enviadas para a PROPLAD.

Saiba mais em: www.pdi.ufc.br.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: proplad@proplad.ufc.br.