Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Área do conteúdo

PROGEP integra programação de seminário da CGU

Data de publicação: 9 de junho de 2022. Categoria: Destaques, Governança, Notícias

Com a finalidade de compartilhar experiências de boas práticas entre instituições públicas cearenses, a Superintendência Regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará promoveu o Seminário de Boas Práticas em Integridade e Governança Pública entre os dias 6 e 9 de junho. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) integrou a programação do evento com apresentação do pró-reitor Marcus Vinicius Veras Machado sobre os destaques de boas práticas da unidade, destacando a criação do Núcleo de Governança e Controle Interno (NGCI) e a ação “Progep: Foco na Integridade”, realizada entre novembro e dezembro de 2021.

Em sua fala, o gestor destacou a necessidade e importância de estabelecer um núcleo de controle, tendo em vista que toda relação dos servidores com a instituição passa pela PROGEP. Assim, foi apresentada a estrutura do NGCI, sua instrumentalização, suas entregas e a criação do espaço de governança no sítio eletrônico da unidade como importante instrumento de transparência das ações de governança da mesma.

O pró-reitor também fortaleceu a importância de disseminar os conteúdos de integridade, citando a ação “PROGEP: Foco na Integridade”, realizada pelo NGCI entre novembro e dezembro de 2021. Foram apresentados os resultados da iniciativa, pelos quais foi possível realizar a identificação dos valores da unidade. Ele ainda destacou que o próximo passo da ação é trabalhar de forma mais detalhada esses valores internamente.

Além da PROGEP, a UFC apresentou outras práticas de governança e integridade implementadas. O secretário de Governança, Cláudio Marques, apresentou a Governança na UFC, de forma geral. Posteriormente houve a fala da assessora da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Luana Sombra, e, por fim, o ouvidor-geral, Sidney Guerra, apresentou as experiências da Ouvidoria da UFC.

Fonte: Assessoria de Gestão de Pessoas (AGEP); e-mail: assessoria@progep.ufc.br.

Acessar Ir para o topo