Imprimir

Incentivo à qualificação para servidor técnico-administrativo

Quais os documentos necessários para abertura de processo de Incentivo à Qualificação através da graduação?

Serão necessários os seguintes documentos:

  • Formulário de requerimento de Incentivo à Qualificação, disponível também na Central de Serviços ao Servidor (85 3366 7395);
  • Diploma autenticado ou a certidão emitida pelo setor que expedirá o diploma, constando data de colação de grau;
  • Caso seja apresentada certidão, o servidor terá 90 dias para apresentar cópia autenticada do diploma/certificado, sob pena de suspensão do benefício e o ressarcimento dos valores percebidos.

A autenticação poderá ser realizada por servidor público legalmente habilitado, fazendo constar no carimbo o nome completo do servidor, a unidade de lotação e o cargo ou função. Também poderá ser realizada a autenticação em cartório competente.

Quais os documentos necessários para abertura de processo de Incentivo à Qualificação através da Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações, incluídos os MBAs)?

Serão necessários os seguintes documentos:

Em caráter interno: para certificados emitidos pela Universidade Federal do Ceará, será exigida apenas a cópia do certificado de especialista acompanhado de seu respectivo histórico escolar.

Em caráter externo: para cursos provenientes de outras Instituições de Ensino Superior, serão exigidos os seguintes documentos comprobatórios:
a) Cópia autenticada do certificado de especialista e do respectivo histórico escolar;
b) Cópia autenticada do diploma de graduação;
c) No caso dos CURSOS PRESENCIAIS deverá ser providenciada uma declaração da Instituição de Ensino Superior (emissora do certificado) afirmando que é diretamente responsável pelo curso (projeto pedagógico, corpo docente, metodologia etc.), não havendo, portanto, intermediação de terceiros na realização das atividades acadêmicas;
d) No caso de CURSOS A DISTÂNCIA (EAD) deverá ser providenciada uma declaração da Instituição de Ensino Superior (emissora do certificado) que comprove a realização de avaliação e defesa presencial do trabalho de conclusão do curso ou monografia, e que informe o polo em que ocorreram essas atividades.
e) Outros documentos poderão ser solicitados, caso ainda persistam dúvidas sobre autenticidade e legitimidade do título apresentado.

OBSERVAÇÃO 1: As declarações devem trazer identificação e assinatura do dirigente da instituição responsável pelas informações prestadas.

OBSERVAÇÃO 2: A autenticação dos documentos poderá ser feita em cartório ou por servidor desta universidade, devidamente identificado com nome e matrícula SIAPE.

Mais informações: http://www.prppg.ufc.br/index.php/cadastro-titulos

Quais os documentos necessários para abertura de processo de Incentivo à Qualificação através da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)?

Serão necessários os seguintes documentos:

Títulos Nacionais:

  • Cópia autenticada de diploma de mestre ou doutor obtido em curso nacional recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ou;
  • Cópia da ata de defesa de dissertação/tese que comprove a aprovação do aluno sem quaisquer tipos de ressalvas;

Títulos Estrangeiros:

  • Cópia autenticada de diploma de mestre ou doutor obtido em instituição estrangeira e reconhecido por universidade brasileira com curso recomendado pela Capes e reconhecido pelo CNE na mesma área e no mesmo nível ou;
  • Certidão de reconhecimento de título estrangeiro emitido por universidade brasileira com curso recomendado pela Capes e reconhecido pelo CNE na mesma área e no mesmo nível;

OBSERVAÇÃO 1: Os documentos apresentados em idioma estrangeiro deverão estar acompanhados de tradução juramentada.

OBSERVAÇÃO 2: O (a) servidor (a) deverá apresentar à PROGEP/UFC o diploma de mestre e/ou doutor logo que o tenha em mãos.

OBSERVAÇÃO 3: O (a) servidor (a) deverá apresentar à PROGEP/UFC o diploma de mestre e/ou doutor obtido no exterior com o devido apostilamento logo que o tenha em mãos.

Mais informações: http://www.prppg.ufc.br/index.php/cadastro-titulos