Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho - COQVT

A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) busca atender os servidores da UFC no sentido de proporcionar-lhes melhorias das condições de trabalho e do seu bem-estar. Para tanto, vem implementando políticas de qualidade de vida que tendem a favorecer e ampliar a satisfação pessoal e profissional, bem como o comprometimento organizacional.

Por meio de programas de desenvolvimento comportamental e atitudinal realiza intervenções concretas nos processos e na estruturação do trabalho, de forma a suscitar melhorias nas condições de saúde dos servidores e, em consequência, diferenciais de realização pessoal e de produtividade, dentro e fora da UFC.

Em paralelo, mantém serviços de apoio biopsicossocial, incluindo reinserção e readaptação funcionais e realiza a vigilância ambiental dos setores e processos de trabalho. Atua também com o desenvolvimento de iniciativas culturais e ocupacionais para servidores ativos e inativos, e trata da administração dos benefícios referentes à saúde suplementar, alimentação, transporte e assistência pré-escolar.

Coordenadora: Profa. Renata Mendes Luna

Divisão de Administração de Benefícios - DIBEN

- Implantação e controle dos benefícios auxílio-transporte, assistência à saúde suplementar (auxílio-saúde) e assistência pré-escolar;
- Controle do benefício auxílio alimentação.

Diretor: Manoel Fernandes de Lima Neto
Fone: (85) 3366 7410

Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - DESMT

- Avaliação dos riscos ambientais por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- Adoção de medidas de segurança para tornar o ambiente de trabalho do servidor o mais salubre possível;
- Avaliações médicas periódicas integrantes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- Avaliação ambiental para concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante e da gratificação por raio-x.

Diretora: Fabiane da Silva Severino Lima
Fone: (85) 3366 7393

Divisão de Apoio Psicossocial - DIAPS

– Elaborar e coordenar os projetos de promoção à saúde do servidor: prevenção do uso abuso do álcool e ou outras drogas, preparação para aposentadoria, valorização do aposentado, mediação de conflitos nos ambientes de trabalho, transformações dos contextos de trabalho;
 – Identificar problemas de natureza psicossocial relacionados com o trabalho, com o objetivo de propor ações que promovam mudanças nos processos e ambientes de trabalho;
– Realizar atendimento social e psicológico aos servidores da UFC,visando contribuir para melhoria de sua saúde e qualidade de vida;
– Elaborar relatórios/ pareceres sociais e psicológicos para compor as decisões periciais e outras demandas.

Diretora: Ana Paula Oliveira de Carvalho
Fone: (85) 3366 7411 / 3366 7887

Divisão de Programas e Projetos Culturais - DIPPC

- Atividades culturais voltadas para a promoção da qualidade de vida e prevenção da saúde do servidor da ativa, podendo ser estendias a servidores aposentados e as famílias. Atualmente são: orquestra de flautas, dança de salão, ioga, teatro e massoterapia.

Diretora: Francimayre de Sousa Saboia
Fone: (85) 3366 7412